- 1957
- Tela
- Óleo
- Inv. 83P62
José de Almada Negreiros
Relação 9/10
Esta obra faz parte de uma série composta por quatro quadros abstrato-geométricos de iguais dimensões, pertencentes todos ao acervo do CAM e que constituem, teoricamente, uma unidade numérica: Porta da Harmonia, O Ponto de Bauhütte, Quadrante I e Relação 9/10, segundo a ordenação pretendida pelo autor. Expostos na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Sociedade Nacional de Belas Artes, 1957), estes quadros mereceram do júri um prémio «extra-concurso», tendo sido atribuído o Grande Prémio a Eduardo Viana. Sobre isto escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen:
«É profundamente justo o facto dos quadros de Almada terem sido premiados “extra-concurso”, porque de certo modo estão noutro plano do que o resto da exposição. Não é já o plano da existência mas sim o plano da essência, da regra absoluta e abstracta. Por isso tive a impressão de que eles presidiam a toda a exposição. Porque são a pura síntese, a lei da proporção e da harmonia, que está latente em todas as coisas que estão certas. E por isso deles nasce uma tão funda sensação de equilíbrio, de clarificação, de serenidade. Evocam imediatamente a Grécia. Sendo uma das obras mais modernas da exposição, é aquela que está mais ligada à arte da Antiguidade. Isto explica o que entendo por tradição quando digo que na exposição Gulbenkian a tradição foi preferida ao academismo.»*
A 20 de Dezembro de 1957 Almada realizou, no contexto da exposição, uma conferência (não publicada) sobre a execução destas obras, filiada na teoria geral da «relação 9/10».
Sara Afonso Ferreira
Maio de 2010
* Sophia de Mello Breyner Andresen, «Modernidade e tradição na exposição Gulbenkian», Diário Popular, 09 de Janeiro de 1958, p. 4 e 6.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 60 | cm | |
Largura | 60 | cm |
Tipo | assinatura e data |
Texto | almada / 57 |
Posição | c.i.d. |
Tipo | Aquisição |
Data | 6 de Maio de 1983 |
Almada Negreiros |
Madrid, Fundación Juan March, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros - obra plástica |
Lisboa, Bertrand Editora, 1993 |
Monografia |
Almada: A Cena do Corpo |
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994 |
Catálogo de exposição |
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros |
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 |
Monografia |
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante |
Lisboa, Caminho, 2005 |
Monografia |
Amadeo & Almada |
Lisboa, Bertrand Editora, 1986 |
Monografia |
Almada Dessins |
Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Português, 1993 |
Catálogo de exposição |
Todo Almada |
Lisboa, Contexto Editora, 1994 |
Catálogo |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
A Partir da Colecção |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
25 Julho de 2006 a 29 Abril de 2007 Museu do CAMJAP - Piso 01 |
Comissariado: Jorge Molder e Leonor Nazaré |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Almada Negreiros |
Fundación Juan March |
Curadoria: Fundación Juan March |
1983 a 1984 Fundación Juan March, Madrid |
Organizadores: Sommer Ribeiro, Lima de Freitas e Margarida Acciaiuoli. |
Almada: A Cena do Corpo |
Centro Cultural de Belém |
Curadoria: José de Monterroso Teixeira |
1993 a 1994 Centro Cultural de Belém, Lisboa |
Almada |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
1984 a 1984 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra. |
I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian |
SNBA |
Curadoria: SNBA |
1957 a 1957 Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa |