• 1957
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. 83P63

José de Almada Negreiros

Quadrante I

Esta obra faz parte de uma série composta por quatro quadros abstrato-geométricos de iguais dimensões, pertencentes todos ao acervo do CAM e que constituem, teoricamente, uma unidade numérica: Porta da Harmonia, O Ponto de Bauhütte, Quadrante I e Relação 9/10, segundo a ordenação pretendida pelo autor. Expostos na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Sociedade Nacional de Belas Artes, 1957), estes quadros mereceram do júri um prémio «extra-concurso», tendo sido atribuído o Grande Prémio a Eduardo Viana. Sobre isto escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen:

«É profundamente justo o facto dos quadros de Almada terem sido premiados “extra-concurso”, porque de certo modo estão noutro plano do que o resto da exposição. Não é já o plano da existência mas sim o plano da essência, da regra absoluta e abstracta. Por isso tive a impressão de que eles presidiam a toda a exposição. Porque são a pura síntese, a lei da proporção e da harmonia, que está latente em todas as coisas que estão certas. E por isso deles nasce uma tão funda sensação de equilíbrio, de clarificação, de serenidade. Evocam imediatamente a Grécia. Sendo uma das obras mais modernas da exposição, é aquela que está mais ligada à arte da Antiguidade. Isto explica o que entendo por tradição quando digo que na exposição Gulbenkian a tradição foi preferida ao academismo.»*

A 20 de Dezembro de 1957 Almada realizou, no contexto da exposição, uma conferência (não publicada) sobre a execução destas obras, filiada na teoria geral da «relação 9/10».

 

Sara Afonso Ferreira
Maio de 2010

 

* Sophia de Mello Breyner Andresen, «Modernidade e tradição na exposição Gulbenkian», Diário Popular, 09 de Janeiro de 1958, p. 4 e 6.

TipoValorUnidadesParte
Largura60cm
Altura60cm
Tipoassinatura
Textoalmada
Posiçãofrente, quadrante inferior direito
Tipodata
Texto57
Posiçãofrente, quadrante inferior direito
TipoAquisição
Data6 de Maio de 1983
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961
Lisboa, Bertrand, 1985
Monografia
Almada Negreiros
Madrid, Fundación Juan March, 1984
Catálogo de exposição
Almada
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo de exposição
Almada Negreiros - obra plástica
Lisboa, Bertrand Editora, 1993
Monografia
Almada: A Cena do Corpo
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994
Catálogo de exposição
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001
Monografia
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante
Lisboa, Caminho, 2005
Monografia
Amadeo & Almada
Lisboa, Bertrand Editora, 1986
Monografia
Todo Almada
Lisboa, Contexto Editora, 1994
Catálogo
Almada, o escritor, o ilustrador
Lisboa, Biblioteca Nacional, 1993
Monografia
Inauguração do CAM
CAM/FCG
Curadoria: A definir
20 de Julho de 1983
Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG
20 de Julho 1983.
A Partir da Colecção
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
25 Julho de 2006 a 29 Abril de 2007
Museu do CAMJAP - Piso 01
Comissariado: Jorge Molder e Leonor Nazaré
50 Anos de Arte Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007
Sede da FCG, Piso 0 e 01
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias
Almada Negreiros
Fundación Juan March
Curadoria: Fundación Juan March
1983 a 1984
Fundación Juan March, Madrid
Organizadores: Sommer Ribeiro, Lima de Freitas e Margarida Acciaiuoli.
Almada: A Cena do Corpo
Centro Cultural de Belém
Curadoria: José de Monterroso Teixeira
1993 a 1994
Centro Cultural de Belém, Lisboa
Almada
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
1984 a 1984
Centro de Arte Moderna, Lisboa
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra.
I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
SNBA
Curadoria: SNBA
1957 a 1957
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Atualização em 01 maio 2023

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.