- Papel Ingres
- Tinta permanente e Aguarela
- Inv. DP245
José de Almada Negreiros
Parva IV
Quarto número do jornal manuscrito Parva, do qual se conhecem quatro números (1, 2, 4 e 5), todos eles conservados no CAM (DP243, DP244, DP245 e DP246). A produção de Parva situa-se no contexto do «Club das Cinco Cores», que surge em 1918 no âmbito da realização do bailado O Jardim da Pierrette, momento decisivo na génese da poética da ingenuidade almadiana, aqui, essencialmente ligada à infância, à imaginação e à espontaneidade, enquanto elementos essenciais de criação, e que seria amplamente desenvolvida em Paris, entre 1919 e 1920.
O «Club» é formado pelo próprio Almada (que nesse contexto, responde ao nome de «Verde» e «Zu»), e pelas suas quatro jovens amigas que participaram no evento: Tareca (Maria Madalena Morais da Silva Amado: Roxa); Lalá (Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso: Branca ou Amarela); Zeca (Maria José Burnay Soares Cardoso: Vermelha); e Tatão (Maria da Conceição de Mello Breyner: Azul).
Este quarto número de Parva inclui vários desenhos e a «História Verde II». A integralidade do jornal é da autoria de Almada Negreiros, que assina «Almada». Embora nenhum dos desenhos e textos incluídos neste quarto número de Parva estejam datados, a totalidade das páginas de Parva IV deverá datar de 1920, após o regresso de Almada a Lisboa, vindo de Paris. É neste contexto que se inserem outras obras do CAM: DP167, DP168, DP176, DP183, DP184, DP247, DP 248, DP249 e DP250.
SA-F
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 15,7 | cm | papel |
Altura | 24 | cm | papel |
Tipo | assinatura |
Texto | Almada |
Posição | Pág. 10 |
Tipo | título |
Texto | parva IV |
Posição | Margem superior, pág. 1 |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
Tipo | Marca de água |
Texto | ingres |
Posição | Folha 2, pág. 5, quadrante superior esquerdo |
Tipo | Marca de água |
Texto | P M F (ITALIA) |
Posição | Folha 1 pág. 15, quadrante superior direito |