- 1963
- Tela
- Óleo
- Inv. PE201
Allen Jones
Parachutist No. 2
Esta obra de Allen Jones integra as pesquisas formais e plásticas sobre a representação que desenvolveu a partir da sua prática docente. Partindo de um dado motivo, o seu trabalho do início dos anos 60 desenrola-se em séries onde explora temas como a representação do movimento, a conjugação das cores e a eficácia da imagem. Logo na primeira série sobre os autocarros londrinos, iniciada em 1962, começa a utilizar formatos irregulares, tal como acontece em Parachutist No. 2 [Paraquedista N.º 2]. Com isto, buscava reconduzir o quadro à sua materialidade, eliminando quaisquer sugestões de um espaço virtual além da tela. Não abdicava, contudo, da figuração de referências à realidade. Estes trabalhos são assim «imagens-objetos», construídos a partir de um equilíbrio incerto entre representação e materialidade, forma e cor.
Parachutist No. 2 é composta por uma tela heptagonal e outra quadrangular, cuja justaposição lembra formalmente o paraquedas referido no título. Mas a parte superior sugere também um vórtice a que o vermelho, que emana do centro em contraste com os verdes e azuis, dá uma sugestão de violência. É tentador ver aqui – e no próprio título – uma referência à Guerra do Vietname, conflito que então se intensificava. No entanto, não é um soldado que se entrevê através da faixa de nuvens verdes e azuis na tela inferior. São dois corpos entrelaçados, imagem utilizada nestes anos com frequência por Allen Jones. Trata-se, na realidade, de uma representação híbrida, fusão de um homem e uma mulher somente identificadas através de traços genéricos (fato, pernas, sapatos, chapéu), que surge a partir de uma frase de Assim falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche: «Eis como quero o homem e a mulher: um, apto para a guerra, a outra, apta para dar à luz; mas os dois aptos para dançar com cabeças e pernas.» Este híbrido, capaz de dançar com a cabeça e as pernas, é também representado noutra obra de 1963 pertencente à coleção do CAM, cujo título – “Dance with the Head and the Legs…” – cita o trecho de Nietzsche.
GV
Julho de 2012
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 211,5 | cm | com moldura |
Largura | 126,5 | cm | com moldura |
Profundidade | 4 | cm | com moldura |
Largura | 124,5 | cm | tela |
Altura | 209,5 | cm | tela |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |