- 2008
- Prova cromogénea sobre alumínio e Diasec.
- Inv. FE100
Jane & Louise Wilson
Oddments Room I (Camping amongst Cannibals)
O título que dá nome à série advém do local onde foi fotografada, o Maggs Bros Ltd, um dos mais antigos e prestigiados livreiros alfarrabistas de Londres que, estabelecido em meados do século XIX nesta cidade, naturalmente possui no seu acervo livros e manuscritos aos quais faltam páginas, capas, ou coleções que não estão completas.
Estes documentos estão arquivados numa sala designada pela instituição por Oddments Room, local que serviu de cenário e dá o nome ao conjunto das imagens. Os subtítulos, Camping Amongs Cannibals e My Life in Four Continents, são títulos de livros que constam na sala representada em ambas as imagens.*
Esta série foi inspirada num trabalho que Jane e Louise Wilson faziam na altura, denominado de Unfolding the Aryan Papers (2009), baseado no arquivo do realizador Stanley Kubrick (1928-1999), que se debruçou sobre material recolhido para um filme que teria como título The Aryan Papers, projectado para ser realizado em 1993, mas que, apesar do imenso trabalho de recolha e planeamento, não chegou sequer a ser iniciado.
Este projecto, que ficou apenas no imaginário do autor, está arquivado em estantes e caixas de imagens, revisitado agora pelas artistas, podendo afirmar-se que se assemelha a um livro a que faltam algumas páginas para ser compreendido e que, com alguma propriedade, poderia pertencer ao Oddments Room.
Neste conjunto de fotografias, as gémeas Wilson colocam o espectador perante um imenso acervo de obras não completas, em que numa das imagens a personagem passeia-se por entre as estantes mas não procura activamente nenhum livro. A fotografia de costas invoca uma certa inquietação, mistério, de certo modo uma ausência, ou antes, uma presença quase fantasmagórica de uma personagem que, não sendo deste tempo, é como se tivesse sido recriada a partir de uma das obras nas estantes, e que no momento seguinte, na outra imagem, já desapareceu.
Retirada efectivamente do imaginário do filme não realizado de Kubrick, cuja acção se passava durante a Segunda Guerra Mundial, a personagem foi o elemento central recuperado por Jane e Louise Wilson em Unfolding the Aryan Papers, através da recriação de encenações com Johanna ter Steege, a actriz que Kubrick tinha designado para o papel principal quinze anos antes, mas que em Oddements Room é representada por Louise Wilson**, como seu duplo. Na fotografia em que não aparece a personagem vê-se ao fundo uma régua de madeira (yardstick) do mesmo tipo que Kubrick usava, para ter a noção de escala nas suas imagens de arquivo e referência para o filme.
Fica-se assim com a sensação que as gémeas Wilson estavam a recriar o processo de Kubrick, na mesma medida em que o investigavam, para formarem um arquivo e, eventualmente, mais tarde, fazerem um filme.
Gera-se deste modo um labirinto de ficções em múltiplas dimensões que, oscilando entre o projecto e a realização, se fixam no sentido da palavra inglesa odd (ímpar, singular, estranho) para legitimar a falha e o fragmento como sintoma da contemporaneidade e possibilidade de criação artística.
* Camping Amongst Cannibals foi escrito por Alfred Saint Johnston em 1883, e está localizado na estante em que a personagem na imagem pousa a mão. My Life in Four Continents foi escrito por Charles Chaillé-Long em 1912 (Londres: Hutchinson and Co.), encontrando-se nas imagens na estante do canto inferior esquerdo.
** Ver Isabel Carlos (2010). «Tempo Suspenso», in Jane &Louise Wilson – Tempo Suspenso [cat.], Lisboa: CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, p. 20.
Nota: Oddements Room é uma série de seis imagens pertencendo duas à coleção do CAM e expostas em 2010 na exposição individual de Jane e Louise Wilson, no CAM-FCG.
JO
Maio de 2012
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 218 | cm | |
Largura | 175 | cm |
Tipo | Aquisição |
Data | Janeiro de 2010 |