- 1926
- Tela
- Óleo
- Inv. 83P59
José de Almada Negreiros
Nu (Pintura para o Bristol Club)
Esta obra teve por destino o Bristol Club, estabelecimento fundado em 1918 às Portas de Santo Antão. Resultou de uma encomenda em 1926, por ocasião de uma remodelação total do Club, a «alguns dos maiores artistas da nova geração», como relata a revista Contemporânea num artigo dedicado a esta «manifestação de arte moderna» (Maio de 1926, p. 52). Além de Almada Negreiros, encontramos o arquiteto Carlos Ramos, os escultores Leopoldo de Almeida e Canto da Maia, e os pintores Guilherme Filipe, Ruy Vaz, Meneses Ferreira, António Soares e Eduardo Viana. No mesmo artigo da Contemporânea, o responsável por esta transformação do Club numa verdadeira «Casa dos artistas», o proprietário Mário Ribeiro, é elogiado como «mais do que uma inteligência prática: um verdadeiro artista».
Esta obra de Almada foi, juntamente com doze outros quadros que decoravam o clube, emprestada por Mário Ribeiro para o II Salão de Outono, organizado pela Contemporânea em Novembro de 1926. Numa crítica à exposição na revista Ilustração (1 de Dezembro de 1929, p. 16), Manoel de Sousa Pinto escreve o seguinte sobre o Nu:
«É uma espécie, Vie parisienne, de Vénus astral, alongada e translúcida, saída, à marquesinha, do muito talento do autor […]. Destinado a um vestiário de senhoras, o quadro ficará a galantíssimo rigor.»
SAF
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 191 | cm | |
Altura | 94,5 | cm |
Tipo | data |
Tipo | assinatura |
Texto | almada |
Posição | c.i.e. |
Tipo | Aquisição |
Data | Julho de 1983 |
Modernismo in Portogallo, 1910-1940 : arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
Firenze, Leo S. Olschki, 1997 |
Catálogo |
Cinco pintores da modernidade portuguesa: 1911-1965 |
Barcelona, Fundació Caixa Catalunya, 2004 |
Catálogo |
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961 |
Lisboa, Bertrand, 1985 |
Monografia |
Almada |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros - obra plástica |
Lisboa, Bertrand Editora, 1993 |
Monografia |
Almada Negreiros: um percurso possível |
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, IPPAR, 1993 |
Monografia |
Almada: A Cena do Corpo |
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994 |
Catálogo de exposição |
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros |
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 |
Monografia |
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante |
Lisboa, Caminho, 2005 |
Monografia |
Amadeo & Almada |
Lisboa, Bertrand Editora, 1986 |
Monografia |
Todo Almada |
Lisboa, Contexto Editora, 1994 |
Catálogo |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Modernismo in Portogallo, 1910 - 1940: arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
23 de Maio a 20 de Julho de 1997 Museu Mediceo, Palazzo Medici Riccardi |
Exibiu 7 obras de Amadeo. |
Almada: A Cena do Corpo |
Centro Cultural de Belém |
Curadoria: José de Monterroso Teixeira |
1993 a 1994 Centro Cultural de Belém, Lisboa |
II Salão dOutono |
Sociedade Nacional de Belas-Artes |
Curadoria: Revista Contemporânea |
1926 a 1926 Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa |
Organizado pela revista Contemporânea. |