- 1982
- Papel
- Técnica-mista
- Inv. 96DP1637
Julião Sarmento
Noites Brancas
No início dos anos 80, Julião Sarmento começou uma nova etapa do seu trabalho. Por se encontrar numa intensa fase de produção, a utilização do papel como suporte mostrou-se profícua para o artista, que, assim, secundarizou o uso da tela. De cor ocre e irregular, o papel escolhido apresentava-se bastante desgastado e pouco resistente, como evidencia a série Noites Brancas. Os desenhos que a constituem são caracterizados por uma imagem central na área superior e por colagens na margem inferior, que formam fragmentos mais ou menos perceptíveis, desenhos incompletos ou mais rigorosos.
A obra aqui apresentada pertence a esta série: desenhada a preto, a imagem indicia uma cena erótica constituída por dois nus femininos que se tocam. No espaço contíguo inferior, as colagens relacionam-se directamente com a imagem central, mas não garantem uma leitura nítida e definida.
Esta estética da fragmentação opõe-se a uma proposta de finalização. Ou seja, por não serem facilmente definidas, apontando várias sugestões de representação, as imagens escondem algo, e até nos permitem imaginar o que não é visível. O próprio material utilizado induz nesse sentido, pela sua fragilidade. Ora, o corpo fragmentado e erótico é uma característica geral da obra de Sarmento, uma especificidade visível nos seus filmes, bem como nos seus desenhos, na sua pintura e nas suas fotografias.
Em relação à designação desta série, convém assinalar que Noites Brancas é o título de um romance de Dostoiévski (publicado em 1848), adaptado ao cinema por Luchino Visconti em 1957. O romance é um monólogo solitário; uma relação entre o dia e a noite, a realidade e o sonho. As Noites Brancas de Julião Sarmento afirmam-se como fugas da solidão, encontros de prazer, uniões fortuitas. São as noites “brancas” de insónia que se diluem lentamente no dia.
PR
Janeiro de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 185 | cm | suporte |
Largura | 197 | cm | suporte |
Tipo | assinatura |
Texto | Julião Sarmento |
Posição | verso |
Tipo | data |
Texto | Outubro 1982 |
Posição | verso |
Tipo | Aquisição |
Data | Abril de 1996 |
Desenhos do corpo |
Lisboa, CAMJAP/FCG, 1995 |
Catálogo de exposição
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Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa / St. Ives, CAM / Tate St. Ives, 2009 |
ISBN: 978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição
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Julião Sarmento |
Lisboa, Assírio & Alvim, 1997 |
Monografia
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Julião Sarmento - Obras sobre Papel. 1981-86 |
Sevilha, Fundación Luis Cernuda, 1991 |
Catálogo de exposição
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Julião Sarmento |
Lisboa, Editorial Caminho, 2005 |
Monografia |
Desenhos e esculturas do CAMJAP |
Câmara Municipal de Porto de Mós |
8 de Julho a 28 de Julho de 2005 Castelo de Porto de Mós |
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Desenhos do Corpo |
CAMJAP/FCG |
Organização e selecção das obras: Alice Costa Guerra, Paulo Henriques e Rui Sanches. |
10 de Outubro de 1995 a 28 de Janeiro de 1996 Galeria do Piso 1 do Museu do CAMJAP |
22 de Julho a 24 de Setembro de 1995 Caldas da Rainha, Museu de José Malhoa |
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Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives.
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Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
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Julião Sarmento |
Fundación Luis Cernuda |
Curadoria: Kevin Power |
28 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 1991
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Art London 89, International Contemporary Art Fair |
30 de Março a 2 de Abril de 2010 Londres |