• 1982
  • Papel
  • Técnica-mista
  • Inv. 96DP1637

Julião Sarmento

Noites Brancas

No início dos anos 80, Julião Sarmento começou uma nova etapa do seu trabalho. Por se encontrar numa intensa fase de produção, a utilização do papel como suporte mostrou-se profícua para o artista, que, assim, secundarizou o uso da tela. De cor ocre e irregular, o papel escolhido apresentava-se bastante desgastado e pouco resistente, como evidencia a série Noites Brancas. Os desenhos que a constituem são caracterizados por uma imagem central na área superior e por colagens na margem inferior, que formam fragmentos mais ou menos perceptíveis, desenhos incompletos ou mais rigorosos.

A obra aqui apresentada pertence a esta série: desenhada a preto, a imagem indicia uma cena erótica constituída por dois nus femininos que se tocam. No espaço contíguo inferior, as colagens relacionam-se directamente com a imagem central, mas não garantem uma leitura nítida e definida.

Esta estética da fragmentação opõe-se a uma proposta de finalização. Ou seja, por não serem facilmente definidas, apontando várias sugestões de representação, as imagens escondem algo, e até nos permitem imaginar o que não é visível. O próprio material utilizado induz nesse sentido, pela sua fragilidade. Ora, o corpo fragmentado e erótico é uma característica geral da obra de Sarmento, uma especificidade visível nos seus filmes, bem como nos seus desenhos, na sua pintura e nas suas fotografias.

Em relação à designação desta série, convém assinalar que Noites Brancas é o título de um romance de Dostoiévski (publicado em 1848), adaptado ao cinema por Luchino Visconti em 1957. O romance é um monólogo solitário; uma relação entre o dia e a noite, a realidade e o sonho. As Noites Brancas de Julião Sarmento afirmam-se como fugas da solidão, encontros de prazer, uniões fortuitas. São as noites “brancas” de insónia que se diluem lentamente no dia.

 

 

PR

 

Janeiro de 2010

 

 

TipoValorUnidadesParte
Altura185cmsuporte
Largura197cmsuporte
Tipoassinatura
TextoJulião Sarmento
Posiçãoverso
Tipodata
TextoOutubro 1982
Posiçãoverso
TipoAquisição
DataAbril de 1996
Desenhos do corpo
Lisboa, CAMJAP/FCG, 1995

Catálogo de exposição

 

Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate
Lisboa / St. Ives, CAM / Tate St. Ives, 2009
ISBN: 978-1-85437-826-2

Catálogo de exposição

 

Julião Sarmento
Lisboa, Assírio & Alvim, 1997

Monografia

 

Julião Sarmento - Obras sobre Papel. 1981-86
Sevilha, Fundación Luis Cernuda, 1991

Catálogo de exposição

 

Julião Sarmento
Lisboa, Editorial Caminho, 2005
Monografia
Desenhos e esculturas do CAMJAP
Câmara Municipal de Porto de Mós
8 de Julho a 28 de Julho de 2005
Castelo de Porto de Mós

 

Desenhos do Corpo
CAMJAP/FCG
Organização e selecção das obras: Alice Costa Guerra, Paulo Henriques e Rui Sanches.
10 de Outubro de 1995 a 28 de Janeiro de 1996
Galeria do Piso 1 do Museu do CAMJAP
22 de Julho a 24 de Setembro de 1995
Caldas da Rainha, Museu de José Malhoa

 

Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
CAM/FCG
Curadoria: Jürgen Bock
11 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2009
Centro de Arte Moderna

Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives.

 

Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna

 

 

Julião Sarmento
Fundación Luis Cernuda
Curadoria: Kevin Power

28 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 1991
Fundación Luis Cernuda, Sevilha

 

Art London 89, International Contemporary Art Fair
30 de Março a 2 de Abril de 2010
Londres
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.