- 1975
- Papel
- Aguarela e Tinta-da-china
- Inv. DP1340
Eduardo Batarda
No chão que nem uma seta
Nesta aguarela, adquirida após a exposição de bolseiro de Eduardo Batarda em 1975, o desenho de elevado apuro técnico é, como em Ao Exp. Abs. 1 e 2, reminiscente da cartografia, mas aqui os elementos aglomerados desenham um V sobre fundo cinzento escuro, emergindo do vértice um traçado claro descontínuo, que, embora irregular, remete para a ideia de estrada, ao mesmo tempo que permite ver a figuração de uma seta em sentido vertical descendente. Última pintura antes de um interregno de três anos sem pintar, a intenção original era chamá-la Chevron, palavra que aparece em duas das inscrições. Ao retomar as aguarelas em 1978, Batarda fará duas pinturas irmãs desta, já com Chevron no título. «Chevron» é não só o nome de uma das mais antigas companhias de petróleo americanas, mas também a palavra usada em inglês para a insígnia militar com a forma em V, que costuma surgir nas mangas dos uniformes indicando o tempo de serviço e a patente.
As inscrições integradas na pintura, por entre instruções de observação (chamando sarcasticamente os observadores a lerem as letras pequenas para se aproximarem da obra), comentários auto-depreciativos, gíria forte e indicação de períodos cronológicos, parecem mostrar que esta leitura cartográfica contém um panorama da história de arte (e da pintura do próprio Batarda) que está em movimento descendente, que depressivamente se afunda ou se enterra — que morre —, e que só subsistirá enquanto comentário arqueológico de si mesma.
MPS
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 78,7 | cm | |
Largura | 58,5 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Eduardo Batarda |
Posição | frente, canto inferior esquerdo |
Tipo | título |
Texto | NO CHÃO QUE NEM UMA SETA |
Posição | verso, canto inferior direito |
Tipo | data |
Texto | 1974 |
Posição | verso, canto inferior direito |
Tipo | data |
Texto | 1975 |
Posição | frente, canto inferior esquerdo |
Tipo | assinatura |
Texto | Eduardo Batarda |
Posição | verso, canto inferior direito |
Tipo | inscrição |
Texto | «early 60’s», «California Dreaming Drawing», «agora... mais, mais H. d’A.!», «mais uma pintura abstracta da autoria de Stella Miasma», «é a célebre flecha envenenada dos pampas amazónicas», «vai disto», «quem me acaba o resto», «(de V. ao P.)», «It’s the new-type chevron!», «2550 A.C. (b.c.)», «primitive», «medieval», «ferro», «pau», «stone age», «aço», «calhamaço», «got wings», «TRABAJO», «E PUÑETAS», «espectacular par», «que nem uma seta», «silex», «de cornos!», «early american», «calhau», «Nota explicativa Isto é uma pintura. E uma pintura de ver ao perto. É por isso que aqui estão as pequenas.», «OLD», «get a CLOSE», «LOOK», «CHEVRO[…]», «Jujun Joe ser: That’s one for the eighties!», «e os colhões a marcar passo», «good old lasting tool», «c’est quoi? Le champignon de l’art moderne?», «Eduardo Batarda 1975 (1º pós-parto)», «Oh», «Ah Ah», «and a face! and it’s got things in it! the girls love it!», «(the rise and fall of…)», «Ptg. (du genre Funky ou bien Naïf)», «Plutôt hard-bop», «estou-me a fazer velho», «DON’T THEY?» |
Posição | frente, ao longo da mancha |
Tipo | Aquisição |
Data | Dezembro de 1975 |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 |
ISBN:978-972-678-043-4 |
Catálogo de exposição |
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
Amiens, Maison de la Culture d'Amiens, 1997 |
ISBN:2 903082 70 8 |
Catálogo de exposição |
Arte Portuguesa Contemporânea |
Brasilia, [s.n.], 1976 |
Catálogo |
Arte Moderna Portuguesa 1968 - 1978: Obras Pertencentes às Colecções da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa, Sociedade Nacional de Belas-Artes, 1979 |
Catálogo de exposição |
Eduardo Batarda: Pinturas, 1965-1998 |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, 1998 |
Catálogo de exposição |
Eduardo Batarda Fernandes |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1975 |
Catálogo de exposição |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
São Paulo, XIII Bienal, 1975 |
Catálogo |
Eduardo Batarda - Pinturas 1965-1998 |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: Alexandre Melo |
3 de Março de 1998 a 10 de Maio de 1998 Galeria do piso 1 do museu do CAMJAP |
Exposição comissariada por Alexandre Melo. |
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: João Fernandes |
Dezembro de 1996 a Fevereiro de 1997 Casa da Cultura de Amiens, França |
Uma co-produção da Casa da Cultura de Amiens e do Serviço de Belas-Artes e do CAMJAP da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta exposição tem origem numa proposta de Augusto Rodrigues da Costa, responsável pela programação de artes plásticas da Casa da Cultura de Amiens. |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Arte Portuguesa Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Ministério dos Negócios Estrangeiros |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Museu de Arte Assis Chateaubriand, São Paulo |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Ministério das Relações Exteriores, Brasília |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro |
Exposição organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Calouse Gulbenkian, em intercâmbio cultural luso-brasileiro com o Ministério das Relações Exteriores, Brasília, Museu de Arte Assis Chateaubriand, São Paulo e Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. Exposição ligada à visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, ao Brasil (15-21 de Dezembro). |
Arte Moderna Portuguesa 1968 - 1978: Obras Pertencentes às Colecções da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian |
Rui Mário Gonçalves |
Curadoria: Sociedade Nacional de Belas-Artes |
1979-09-01 a 1979-09-30 Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa |
Exposição comissariada por Rui Mário Gonçalves. |
Eduardo Batarda Fernandes |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
1975-08-01 a 1975-08-31 Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa |
Exposição patente na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em Agosto de 1975, dedicada a Eduardo Batarda, enquanto bolseiro da FCG. |
Representação Portuguesa à XIII Bienal de São Paulo |
José Sommer Ribeiro |
Curadoria: José Sommer Ribeiro |
Representação Portuguesa à Bienal de 1975, organizada por José Aleixo da França Sommer Ribeiro. |