- 1969
- Tela
- Óleo
- Inv. PE223
Howard Hodgkin
Mr. and Mrs. Patrick Caulfield
Mr. and Mrs. Patrick Caulfield pertence à série de pinturas sobre casais do meio artístico londrino que Hodgkin frequentava na década de 60, no caso, o pintor Patrick Caulfield e a sua mulher. Nestas pinturas, Hodgkin procurava convocar um momento suspenso da acção, concentrando-se na evocação da atmosfera do encontro, deste modo provocando o observador a dialogar com o espaço representado (frequentemente um espaço fechado). O observador toma então como ponto de partida as coordenadas figurativas que o pintor mistura com elementos abstractos, inspirados na pintura hard-edge e post-painterly norte-americana. A faixa hard-edge branca, contornada a vermelho, corta na vertical a composição, detendo-se no rebordo de um sofá laranja, representado em primeiro plano (uma citação claramente voyeurística). O espaço interior da sala de estar divide-se entre o lado direito da imagem, ocupado pelo casal Caulfield, e o lado esquerdo, com uma composição de planos de cor justapostos que se abre para uma paisagem estilizada sugestiva de um pôr-do-sol.
As figuras quase silhueta de Patrick e da senhora Caulfield (sem nome, sem rosto) estão ainda separadas por nova faixa hard-edge, vermelha contornada à sua complementar roxa, entre Patrick, que se imobiliza voyeuristicamente na passagem para uma espécie de montra iluminada onde se encontra a sua mulher. Esta espessa linha de contorno, surge a preto na delineação de várias áreas planas de colorido uniforme, numa evidente citação à pintura de Caulfield que a utilizou abundantemente no contorno das suas figuras (por sua vez, numa evidente citação das pinturas de Fernand Léger e Stuart Davis, e à linguagem publicitária e da banda desenhada).
Para Hodgkin estas pinturas deveriam, idealmente, ser comparáveis a ‘memoriais’; deveriam ser, em termos físicos e tanto quanto possível, um objecto finito, sólido, que não contivesse nada de irrelevante ou confuso.
Ana Vasconcelos
Março de 2013
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 109 | cm | com moldura |
Largura | 128 | cm | com moldura |
Profundidade | 3,3 | cm | com moldura |
Altura | 107 | cm | tela |
Largura | 127 | cm | tela |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1972 |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |