- 1968
- Tela
- Tinta acrílica
- Inv. 68P764
Júlio Pomar
Mêlée
Após a pesquisa em torno do movimento — desenvolvida, numa primeira fase, no ciclo das “Tauromaquias” e, numa segunda fase, em torno do tema das corridas de cavalos — e as indagações sobre o espaço curvo do metro, os anos 60 na produção de Júlio Pomar começam a assistir a mais uma metamorfose. Sensivelmente coincidente com o início do uso do acrílico — técnica que começa a empregar em meados da década de 60 —, a pintura de Pomar começa a gravitar em torno de temas como Luta, Catch ( iniciadas em 1965), Rugby (iniciado em 1967), Futebol (em 1967) ou Mai 68 (CRS-SS) (de 1968). Se a pesquisa em torno do movimento se mantém, a sua linguagem é agora inteiramente distinta da gestualidade pictórica das “Tauromaquias”. Como afirma Fernando Azevedo, “O galope caligráfico apazigua-se e reconstitui-se o plano e a cor unida.”* Não obstante a reflexão sobre o movimento estar ainda presente nesta obra, o tratamento das formas e das cores permite já discernir o início de uma metamorfose completada plenamente após as variações em torno do Banho Turco de Ingres, iniciadas em 1968 e desenvolvidas até 1973.
Intitulada Mêlée — que tem como múltiplos significados “barafunda, maralha, confusão / tumulto, contenda, luta, conflito, disputa / formação (râguebi)”, podendo ainda integrar expressões como au dessus / au dehors de la mêlée, significando “de fora, à parte”, ou se jeter dans la mêlée, significando “entrar na luta”** —, percebemos que tanto formal como tematicamente esta obra se insere nas pesquisas que então desenvolvia. Com uma paleta cromática restrita — azuis, brancos, cinzas, amarelos e vermelho —, as figuras são dispostas sobre um fundo azul uniformizado. O contraste deste azul com o branco das figuras destaca-as de imediato e a disposição destas formas na composição — aglomeradas em dois grupos cujas linhas de força parecem tender a colidir e extravasar os limites do quadro — confere dinamismo à pintura, dinamismo ao qual não é alheio a introdução de três manchas de cores quentes num ambiente eminentemente definido pelos tons frios. No entanto, note-se como essa sensação de movimento já não advém do rasto da pincelada, como ocorria, ainda em 1967, numa tela como Rugby.*** As formas tendem agora a ser definidas por cores compactas e o recorte dos seus limites a ser cada vez claro e preciso. Daqui até à pesquisa sobre a forma iniciada um ano depois em Banho Turco, aliando o linearismo de Ingres com os guaches recortados de Matisse, será apenas um passo.
* Fernando Azevedo, “Pomar” in Júlio Pomar: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Serviço de Exposições e Museografia, 1978, s/p.
** A. Soares, M.J. Santos, Francês-Português. Dicionário do Tradutor, Faro, Editor Noémio Ramos, 2003, p. 458.
*** Ver Júlio Pomar. Catálogo ‘Raisonné’ I. Pinturas, Ferros e ‘Assemblages’. 1942-1968, Paris, La Différence, 2001-2004, pp. 258-259.
Luísa Cardoso
Fevereiro 2015
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 97,5 | cm | moldura |
Largura | 146,7 | cm | moldura |
Profundidade | 3 | cm | moldura |
Largura | 146 | cm | |
Altura | 97 | cm |
Tipo | data |
Texto | 68 |
Posição | frente, canto inferior direito |
Tipo | assinatura |
Texto | Pomar |
Posição | frente, canto inferior direito |
Tipo | Aquisição |
Data | Outubro 1968 |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 |
ISBN:978-972-678-043-4 |
Catálogo de exposição |
Júlio Pomar: um artista português |
São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008 |
Catálogo de exposição |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Júlio Pomar: um artista português |
Pinacoteca do Estado de São Paulo |
Curadoria: Hellmut Wohl |
5 de Abril de 2008 a 18 de Maio de 2008 Pinacoteca do Estado de São Paulo |
Comissário da exposição Hellmut Wohl. |
Júlio Pomar - Desenho, Gravura e Pintura |
Museu do Neo-Realismo |
Curadoria: Museu do Neo-Realismo |
11 de Dezembro de 2004 a 31 de Janeiro de 2005 Biblioteca Pública Municipal Calouste Gulbenkian, Mação |
A exposição foi inaugurada em Mação com a presença de Júlio Pomar.Esta foi a primeira vez que uma exposição de Júlio Pomar esteve no interior do País. |
4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso: Júlio Pomar |
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso |
Curadoria: Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso |
13 de Setembro de 2003 a 2 de Novembro de 2003 Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso |
Exposição realizada no âmbito da atribuição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso ao Mestre Júlio Pomar. |