- 1920
- Madeira
- Óleo
- Inv. 81P50
Francis Smith
Lisboa – Alfama
Esta obra emblemática da pintura de Francis Smith e da colecção que o CAM possui do pintor, representa Alfama, um dos bairros populares de Lisboa. Quando Francis Smith realizou a sua primeira exposição individual em Paris, na Galerie Dewambez, em 1914, as suas preferências apareceram claramente definidas, tanto no plano da técnica como no da escolha dos temas, onde desde logo predominaram as cenas da vida portuguesa. Para a historiografia de arte francesa, o carácter sentimental e a estrutura arquitectónica das paisagens citadinas de Smith revelam as suas origens portuguesas. Do ponto de vista da historiografia de arte portuguesa, será interessante sublinhar que esta orgânica casa vermelha, em que Smith concentra as suas recordações dos bairros populares, precede a uniformização a amarelo da cidade decretada pela câmara de Lisboa nos anos 1930, com o intuito de pôr “ordem” na sua policromia. Semelhante decisão provocaria a repulsa dos pintores, expressa por Abel Manta em resposta a um inquérito conduzido por Artur Portela na década de 1940 (Rui Mário Gonçalves, catálogo da exposição O Imaginário da Cidade de Lisboa, 1985): «Aquela fina grisaille de madre-pérola, onde sobretudo os brancos eram de uma riqueza de tentar Cézannes, Renoirs, Friezes e Utrillos, levou-as o diabo».
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 32,5 | cm | |
Altura | 41 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Francis / Smith |
Posição | c.i.e. |
Tipo | data |
Texto | 1920 |
Posição | c.i.e. |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1981 |
Equilíbrio e indisciplina: pintura portuguesa dos anos 1930-40, 47 obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Lisboa, Diário de Notícias, Junho/Julho 2006 |
ISBN:972-9335-93-1 |
Catálogo de exposição |
O Imaginário da Cidade de Lisboa |
CAM/FCG |
10 de Outubro de 1985 Centro de Arte Moderna, Sala de Exposições Temporárias |
Equilíbrio e Indisciplina, Pintura Portuguesa dos Anos 1930-40 |
Galeria Diário de Notícias |
Curadoria: João Pinharanda |
23 de Maio de 2006 a 13 de Julho de 2006 Galeria Diário de Notícias |