- 1912
- Tela, Verniz e Carvão
- Óleo
- Inv. 86P153
Amadeo de Souza-Cardoso
Le Prince et la Meute [O Princípe e a Matilha]
Le Prince et la Meute foi uma das oito obras que Amadeo levou ao histórico Armory Show (1913), estando entre as que causaram choque pela intensidade da desorientação e decomposição espacial cubista, e a única deste artista que ficou por vender, por ser a mais cara. A origem da composição encontra-se numa das ilustrações para La Légende de Saint Julien L’Hospitalier de Flaubert, que Amadeo publica nesse ano, embora o motivo da figura a cavalo, na qual o animal encarna a força dinâmica de imagem – muito recorrente na iconografia das vanguardas, na primeira metade da década de 1910 (p. ex. Boccioni, Duchamp-Villon, Kandinsky, Macke, Marc e Severini*) –, tenha particular relevo para Amadeo, como elemento da mitologia pessoal, e o seu tema constante, sofrendo sempre as mais drásticas reinvenções plásticas de 1911 a 1913, como nesta fase de extrema geometrização, com resultados inesperados, desde Avant la Corrida, que esteve exposta ao lado desta tela, ambas formalmente unidas a obras como Dom Quixote ou (Cavaleiros).
Ocupando o centro do quadro, um príncipe engalanado e maneirista, posa altivamente do alto de um cavalo, ambos de perfil, congregando, com matemático rigor, uma matilha simétrica de galgos, e eventualmente de coelhos e um falcão, a seu lado. São os intervenientes habituais do imaginário medieval que Amadeo define com insistência neste ano, em fictícios cenários exóticos de florestas, com uma copiosa flora e fauna, e colorido vibrante. Todavia, este programa excêntrico de Amadeo, com todos os seus paradoxos e anacronismos, debate-se aqui com a intensa geometrização do espaço, tentando “dissociar os elementos plásticos da realidade”**, como outros artistas da vanguarda. O confronto torna-se visível na folhagem esquemática repetida por toda a parte, na essencialidade dos traços dos galgos que se interseccionam, ou nas manipulações da pose e da perspectiva do cavalo, gerando múltiplos planos e volumetrias que destilam a cena em linhas esguias e arcos elegantes, que estruturam ritmicamente a arquitetura desta imagem. O hibridismo particular em torno deste príncipe futurista, com todos os paradoxos e anacronismos que o acompanham, marcam um ponto de viragem na desconstrução do imaginário pessoal de Amadeo, enquanto processo criativo de experiências geométricas, e a razão pela qual talvez tanto estimasse esta obra.
Afonso Ramos
Julho de 2013
* Cf. Javier Arnaldo (coord.), ¡1914! La Vanguardia y la Gran Guerra, Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza, 2009.
** “É por volta de 1910 que, numa interpretação cujo sentido jamais foi investigado, Picasso, Georges Braque, seguidos de Robert Delaunay, Juan Gris, Albert Gleizes, Jean Metzinger, Fernand Léger e, alguns anos mais tarde (…) de Souza-Cardoso, Marcel Duchamp, Picabia, Filla, se dedicaram a dissociar os elementos plásticos da realidade, utilizando o princípio da ruptura da linha adoptado pelo fauvismo. Cada um deu o seu contributo para a evolução desta tendência geral.” Maurice Raynal, L’Intransigeant, 16 de Junho de 1925.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 80,5 | cm | |
Altura | 99,5 | cm |
Tipo | assinado e datado |
Texto | "A. de S. Cardoso/ Paris 1912" |
Posição | em baixo à direita |
Tipo | Aquisição |
Data | 01-05-1987 |
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
Amiens, Maison de la Culture d'Amiens, 1997 |
ISBN:2 903082 70 8 |
Catálogo de exposição |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Lisboa, Artis, 1960 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Inquérito, 1972 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: peintre portugais, 1887-1918 |
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1995 |
Monografia |
International Exhibition of Modern Art |
Chicago, The Art Institute of Chicago, 1913 |
Catálogo |
Retrospective de l'Oeuvre de amadeo de souza-cardoso |
Paris, Galerie Briant-Róbert, 1925 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983 |
Catálogo |
Amadeo |
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988 |
Catálogo |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Sul, 1956 |
Monografia |
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961 |
Lisboa, Bertrand, 1985 |
Monografia |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia: Catálogo raisonné. Vol. I |
Lisboa, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
International Exhibition of Modern Art, Under the Auspices of Association of American Painters and Sculptors |
Boston, Copley Society of Boston, 1913 |
Catálogo |
1914! La vanguardia y la gran guerra |
Madrid, Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2008 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Paulo Ferreira |
Julho a Dezembro de 1983 Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
20 de Janeiro a 17 de Março de 2000 The Arts Club of Chicago |
11 de Setembro a 28 de Novembro de 1999 The Corcoran Gallery of Art |
International Exhibition of Modern Art (Armory Show) |
17 de Fevereiro a 15 de Março de 1913 Armory of the 69th Infantry |
24 de Março a 16 de Abril de 1913 The Art Institute of Chicago |
28 de Abril a 18 de Maio de 1913 Copley Hall |
Retrospective de l'Oeuvre de Amadeo de Souza-Cardoso |
22 de Maio a 13 de Junho de 1925 Galerie Briant - Robert |
Amadeo |
11 de Junho a 3 de Julho de 1988 Palazzo Lazzarini |
Hors catalogue: un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
1996 Maison de la Culture d'Amiens |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |
1914! La vanguardia y la gran guerra |
6 de Outubro de 2008 a 11 de Janeiro de 2009 Museo Thyssen Bornemisza |