- 1974
- Tela
- Óleo
- Inv. 79PE96
Maria Helena Vieira da Silva
La bibliothèque en feu [A biblioteca em fogo]
Esta obra insere-se numa das temáticas privilegiadas de Vieira da Silva, as bibliotecas. Há temas que ressurgem periodicamente desde cedo, mas de forma diferente, sem analogias de séries mas antes tratados, retomados, desenvolvidos ou metamorfoseados em múltiplas direcções. Vieira da Silva sempre evocou a importância da biblioteca do avô materno, na casa onde viveu entre 1911 e 1926. Educada em casa, num mundo de adultos, a jovem Maria Helena fazia da imaginação e dos livros poderosos aliados na sua solidão e na descoberta do mundo. A biblioteca terá sempre um lugar fundamental na vida e obra da artista, assim como o carácter mágico e o mistério que a envolvem. Espaço simbólico e importante referência, a biblioteca foi representada inúmeras vezes como estrutura identificável e metáfora dos universos que concentra. Mas o entendimento da pintura de Vieira da Silva não se cinge a uma mera análise iconográfica. Os temas de eleição, ressurgindo no tempo, não interferem por si só na essência da obra: um tabuleiro de xadrez ou uma cidade podem ter correspondência com uma biblioteca, uma gare, uma estante, na pesquisa da espacialidade e orientando o seu mundo imagético.
Já em 1949, uma primeira Biblioteca constituiu um marco num novo tipo de concepção espacial, re-criando a perspectiva clássica numa multiplicação dos pontos de fuga. Noutra direcção de pesquisa da definição do espaço e numa fase muito mais matura do seu percurso, La bibliothèque en feu (A biblioteca em fogo) constitui outro exemplo notável de estruturação do espaço. A grelha tende a suplantar a perspectiva – elementos estruturais e recorrentes do trabalho pictórico de Vieira da Silva – e o plano remete para a bidimensão, para a essência física da pintura. Tal como outros elementos construtivos o grande formato do suporte foi também equacionado. A tela está imperceptivelmente cosida de alto a baixo exactamente na vertical a meio da pintura, unindo duas partes iguais. Um quadriculado ocupa toda a superfície, com um tratamento pictórico diferente nos quadrados lisos da moldura; mais elaborado e gráfico na parte interna. A pintura divide-se em superfícies aparentemente regulares, sendo os quadrados da parte central subdivididos em dois ou quatro. A grelha confunde-se com a quadrícula cujo ritmo regular não sossega. A luminosidade e o tratamento diferente entre o centro e o exterior produz um obscurecimento da parte central, sugerindo profundidade e concentração do espaço. Cada uma das zonas tem uma organização e uma dinâmica próprias que, com a instabilidade da cor e da luz, realçam a importância das margens. Com uma perícia e uma minúcia notáveis, cada traço e cada pincelada são doseados para obter um efeito de profundidade ilusório, meramente pictural. A cor tem um papel fundamental na espacialidade própria de cada enclave. Associado ao fogo, o vermelho é a cor predilecta das bibliotecas de Vieira; corresponde a um certo intimismo e à evocação de espaços interiores.
Marina Bairrão Ruivo
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 158,4 | cm | |
Largura | 178,4 | cm | |
Altura | 162,4 | cm | |
Largura | 182,4 | cm | |
Profundidade | 3,6 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Vieira da Silva |
Posição | frente, canto inferior direito |
Tipo | data |
Texto | 1974 |
Posição | frente, canto inferior direito |
Tipo | Aquisição |
Data | 27 Junho 1979 |
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
Amiens, Maison de la Culture d'Amiens, 1997 |
ISBN:2 903082 70 8 |
Catálogo de exposição |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Trazos Cercanos: Artistas en el siglo XX Portugués |
Centro Cultural Caixanova |
Curadoria: Marisa Oropesa |
30 de Março de 2006 a 7 de Maio de 2006 Sala de exposições do Centro Cultural CaixaNova, Vigo |
11 de Maio de 2006 a 9 de Junho de 2006 Centro Social CaixaNova, Ourense |
Exposição com trabalho de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, José de Guimarâes, Jorge Martins, Paula Rego, Maria Helena Viera da Silva, Júlio Pomar e Ângelo de Sousa. |
Vieira da Silva |
Maison des Arts et Loisirs |
Curadoria: A definir |
1976-10-09 a 1976-11-07 Maison des Arts et Loisirs, Sochaux |
Exposição individual, em Sochaux, no ano de 1976. |
Vieira da Silva, oeuvres de 1931 à 1975 |
A definir |
Curadoria: A definir |
1976-11-20 a 1977-01-16 Musée d'Etat |
Musées de Metz, Metz |
Exposição apresentada em Luxemburg e Metz, entre 20 de Novembro de 1976 e 16 de Janeiro de 1977. |
Vieira da Silva, 1931-1976 |
Nordjyllands Kunstmuseum |
Curadoria: A definir |
1978-04-01 a 1978-04-30 Nordjyllands Kunstmuseum, Aalborg |
Exposição individual, em Aalborg, no ano de 1978. |
Vieira da Silva, artista convidada |
20ª Bienal Internacional de São Paulo |
Curadoria: A definir |
São Paulo |
Exposição individual, em São Paulo, no ano de 1989 |
Vieira da Silva dans le collections portugaises |
Musées Royaux des Beaux-Arts |
Curadoria: A definir |
1991-09-29 a 1991-12-08 Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique, Bruxelas |
Exposição individual, em Bruxelas, no ano de 1991. |
Vieira da Silva et Arpad Szenes |
Douzième Festival International de l'Art Contemporain |
Curadoria: A definir |
1975-03-19 a 1975-04-07 Palais des Congrès, Royan |
Exposição individual, em Royan, no Palais des Congrès, no ano de 1975. |
Vieira da Silva nas Colecções portuguesas |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Museu de Arte Moderna de São Paulo |
Abril de 1987 Museu de Arte Moderna de São Paulo |
Exposição individual, em São Paulo, no ano de 1987. |
Vieira da Silva |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: A definir |
1988-06-13 a 1988-08-14 Fundação Calouste GUlbenkian |
1988-09-22 a 1988-11-21 Galeries nationales du Grand Palais |
Exposição individual, realizada em Lisboa e Paris, no ano de 1988. A exposição contou com a organização da Fundação Calouste Gulbenkian e do Grand Palais, Paris. |
Vieira da Silva |
Fundación Juan March |
Curadoria: A definir |
1991-05-17 a 1991-07-07 Fundación Juan March, Madrid |
Exposição individual, em Madrid, no ano de 1991. |
Espaces Intuitifs |
Maison pour Tous |
Curadoria: A definir |
1975-10-02 a 1975-10-30 Maison pour tous, Saint-Quentin-en-Yvelines |
Exposição colectiva, em Saint-Quentin-en-Yvelines, no ano de 1975. |
Ecole de Paris |
Palazzo Reale |
Curadoria: A definir |
Setembro de 1978 a Novembro de 1978 Palazzo Reale, Milão |
Exposição colectiva, realizada em Milão, no ano de 1978. |
Escola de Paris 1956-1976 |
Serviço de Exposições e Museografia/FCG |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição colectiva, realizada em Lisboa, no ano de 1979. |
Hors Catalogue - Un projet Gulbenkian à propos de sa collection |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: João Fernandes |
Dezembro de 1996 a Fevereiro de 1997 Casa da Cultura de Amiens, França |
Uma co-produção da Casa da Cultura de Amiens e do Serviço de Belas-Artes e do CAMJAP da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta exposição tem origem numa proposta de Augusto Rodrigues da Costa, responsável pela programação de artes plásticas da Casa da Cultura de Amiens. |
VIEIRA DA SILVA - Obras do Centro de Arte Moderna JAP e da Fundação AS-VS |
Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Marina Bairrão Ruivo |
13 de Junho de 2007 a 18 de Outubro de 2007 Centro Cultural Calouste Gulbenkian, Paris |
25 de Outubro de 2007 a 16 de Março de 2008 Fundação Arpad-Szenes - Vieira da Silva |
Organização conjunta do Centro Cultural C G em Paris e da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva em Lisboa. Com a colaboração do Centro de Arte Moderna. Co-comissária da exposição - Ana Vasconcelos e Melo. |
Maria Helena Veira da Silva. Le labyrinthe du temps |
Palazzo Magnani |
Curadoria: Palazzo Magnani |
11 de Março de 2003 a 5 de Junho de 2003 Palazzo Magnani |
Exposição organizada pelo Palazzo Magnani em colaboração com o Comité Szenes - Vieira da Silva de Paris. Inauguração dia 29 de Março às 18h00. |
Arpad Szenes e Viera da Silva |
Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva |
Curadoria: Marina Bairrão Ruivo |
2 de Dezembro de 2000 a 14 de Janeiro de 2001 Centro Cultural de Aveiro |
Exposição organizada pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva em colaboração com o Centro Cultural de Aveiro. |