Sá Nogueira realizou estes cenários para a peça de teatro “Johnson over Jordan” no âmbito do curso de Cenografia (Stage Design) do College of Arts and Crafts, em Birmingham, que frequentou entre Janeiro e Julho de 1962 como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Com a mesma bolsa de estudo, irá seguidamente estudar Pintura, na Slade School of Art, Londres, até 1964.
Segundo o seu relatório de bolseiro, foi-lhe dado escolher entre a cenografia de “Hamlet” e a de uma outra peça de teatro que lhe agradasse. Por considerar difícil o entendimento de um texto clássico, optou por uma obra moderna da autoria de J. B. Priestley, autor que provavelmente já conhecia de Lisboa, dado que o Teatro Nacional D. Maria II levou à cena em Abril de 1950 uma sua peça com o título português de “Curva perigosa”. Sá Nogueira refere que “Johnson over Jordan” estreara em Londres em 1939 * e que o interessara por o autor nela integrar diferentes efeitos cénicos, “efeitos de luz, música [a peça era acompanhada de uma partitura original de Benjamin Britten), dança, máscaras, etc”. O tema, continua Sá Nogueira, era “o da revisão da vida de um indivíduo acabado de morrer”, e fora “inspirado ao autor pela teoria dos monges tibetanos conhecida pelo estado de Bardo, segundo a qual após a morte o indivíduo permanece ignorante deste facto por um período de 45 dias, o que lhe permite rever os mais importantes acontecimentos da sua vida, como num sonho. O desenrolar do drama exige rápidas mutações de cena dentro de cada um dos actos com acompanhamentos musicais que dão ênfase a determinados momentos.”
A peça desenrolava-se em 3 actos. No 1º apresentava-se a sala de entrada da casa de Johnson com o caixão vazio – desenho 1 – e, em seguida, o escritório de uma companhia de seguros, com o aparecimento de uma figura sobre um pequeno estrado, acessível por um lanço de escadas, tendo por detrás a entrada de uma fornalha – desenho 2 –. No 2º acto, a boca da fornalha dá acesso a um night-club – desenho 3 – e Sá Nogueira refere no relatório que todas as mudanças de cena são conseguidas por efeitos de luz. Finalmente, no 3º acto, estamos no interior de um pousada com um recanto, escadaria e uma grande janela – desta cena apenas temos um esboço com 5 aspectos diferentes, desenho 5 -, e, em seguida, abre-se toda a cena, vendo-se a linha do horizonte e o céu estrelado – desenho 4. Entre os guaches realizados para os diferentes actos, merece maior destaque o do night-club cuja composição e estilo prefiguram de forma já amadurecida as características pinturas de pubs londrinos que Sá Nogueira pintou nos anos seguintes.
Ana Vasconcelos
Março de 2013
* A peça foi adaptada para televisão e transmitida pela BBC2 em 4 de Fevereiro de 1965.