• 1967
  • Madeira
  • Tinta acrílica
  • Inv. 81P697

Eduardo Batarda

I Like Art ou a Perspectiva do Costume com Água no Bico

DEPOIMENTO DO ARTISTA

 

Classificada pelo próprio pintor como a «pièce de résistance» da sua primeira exposição individual (1968), esta pintura tem a particularidade do formato poligonal não retangular, que permite o jogo de trompe l’œil no plano inferior: um cubo ou caixote visto em profundidade, mas com o artifício em perspetiva posto a nu pelo prolongamento das linhas a tracejado. Foram usadas tintas fluorescentes para obter contrastes insólitos, mas o efeito luminoso perdeu-se. O quadro convoca, com humor e cinismo, vários elementos do vernacular, da política e da religião, sendo ao mesmo tempo um comentário à história da arte. É também uma alusão ao mapa estratégico, à pintura de paisagem e às suas relações com a topografia, propriedade e abstração, e à terra vista do espaço («a Terra é azul», descreveu o primeiro homem a viajar na órbita da Terra, Y. Gagarin). Podemos distinguir vários elementos, entre eles uma cabeça hitleriana decapitada, de óculos escuros, com um pássaro cujo «BLESS YOU» tanto remete para a ideia de um Hitler «abençoado» (e em inglês) como parece responder comicamente («santinho») ao «ACHTUNG» (espirrado, como num discurso apoplético do líder nazi) que surge cortado na borda do caixote. A figura repete-se no plano inferior, com o número 2 e um chapéu colonial, junto à inscrição «CHAG», parte do cumprimento festivo judeu Chag Sameach («Boas Festas») e ao mesmo tempo lembrando Chagall, chaga, KAG, CAG (Cabo Verde, Angola, Guiné), entre outras alusões — um comentário à Guerra Colonial.

Outras inscrições e elementos permitem mais leituras e associações, numa estratégia de conotações, ambiguidades e segundos (ou mais) sentidos, explorada em parte pelo hábito e necessidade de fugir à censura, mas sobretudo assumida enquanto pintura. A minúscula figura dentro de um dos caixotes/cubos esboçados que pairam no espaço é encimada por um balão de BD com a afirmação, algo irónica «I like art», que lembra o slogan da campanha de Eisenhower de 1952, «I like Ike». No entanto, por ser parte do título, leva-nos a refletir na tradução literal: gostar de arte (ou de pintura) porque é ela que permite desierarquizar assuntos, amalgamá-los num mesmo plano, associá-los entre si, pôr tudo no mesmo saco (neste caso, no mesmo caixote), e ao mesmo tempo comentar a tradição e a especificidade formal desta maneira de contar histórias, evocando, por exemplo, a perspetiva clássica — na própria pintura e no título, «a perspectiva do costume» —, e aludindo à sua capacidade de ocultação de sentidos, «com água no bico».

 

 

Mariana Pinto dos Santos

 

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura195cm
Largura170cm
Tipoassinatura
TextoBatarda
Posiçãofrente, margem lateral esquerda
Tipodata
Texto67-68
Posiçãofrente, margem lateral esquerda
Tipoinscrição
Texto«I LIKE ART», «OOPS», «BOOM», «ACTION», «BLESS YOU», «MCMD», «HOLY CRO»,  «ACHTUNG»,  «CHAG», «SO NICE», «AH AH», «ACR», «ARREEA», «BATARDA 67.68»
Posiçãofrente, ao longo da mancha
TipoAquisição
DataJulho 1981
Anos 60, anos de ruptura, uma perspectiva da arte portuguesa nos anos sessenta
Lisboa, Livros Horizonte, 1994
ISBN:972-24-0867-4
Catálogo de exposição
Eduardo Batarda: Pinturas, 1965-1998
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, 1998
Catálogo de exposição
Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna
Anos 60, anos de ruptura, uma perspectiva da arte portuguesa nos anos sessenta
Câmara Municipal de Lisboa
Curadoria: António Rodrigues
1994
Palácio Galveias, Lisboa
Eduardo Batarda
Galeria Quadrante
1968
Galeria Quadrante, Lisboa
Atualização em 23 janeiro 2015

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