- 1960
- Papel
- Aguada e Tinta-da-china
- Inv. DE126
Reuben Nakian
Hecuba Series
Este desenho de execução fluída e rápida, em que as afinidades entre a obra de Reuben Nakian e o Expressionismo Abstrato norte-americano são evidentes, faz parte da série Hecuba. O título da série remete para uma tragédia do mesmo nome de Eurípides. Hécuba era, de acordo com a Ilíada, rainha de Troia, mulher do rei Príamo. A tragédia de Eurípides relata como Hécuba, após a queda da Troia, vinga a morte dos seus filhos cegando Polimestor e matando os filhos deste. É um tema que Nakian também trabalhava nestes anos (1960–1962) numa escultura homónima, da qual existem reproduções em bronze no Cincinnati Art Museum e no Stamford Center for the Arts.
Os desenhos foram doados ao CAM aquando da aquisição das esculturas Satyricon I (1981) e Voyage to Crete [Viagem a Creta] (1982). Se a relação destes desenhos com as esculturas parece ténue, devido à distância temporal que os separa, a verdade é que Nakian reutilizava, nos últimos anos da sua atividade artística, muitos desenhos antigos, que acumulara durante mais que duas décadas de uma prática intensiva. O artista comentou este processo de reutilização numa entrevista feita por Avis Berman em 1981, cuja transcrição é disponibilizada on-line pelo Smithsonian Institute.
Quando quero fazer alguma coisa, revejo todos os meus desenhos antigos dos últimos vinte-cinco anos. É que todos estes desenhos foram feitos como ideias, não como desenhos simplesmente. … São conceitos, motivos … Portanto [quando faço algo] vou ver o que fazer a partir dos meus desenhos antigos. Não tenho que me sentar e pensar, ou fazer uma composição nova; já tenho um desenho…
… Portanto valeu a pena, todos estes desenhos antigos. Costumava sentar-me à noite quando me aborrecia e não sabia o que fazer—sentava-me, fazia um desenho e guardava-o. … Porque fazer uma composição não é fácil. Mesmo se tiveres uma ideia tens que redesenhá-la para fazer uma composição. Eu não preciso de fazê-lo, porque as composições [dos desenhos antigos] são todas sólidas… Portanto quando quero algo, simplesmente revejo-os. Há desenhos dos quais não pensava grande coisa, mas vejo-os agora e digo: “Espera! É isto!” Alguns desenhos têm um sabor que dantes não reconhecia. Vejo alguns que ficavam de lado, e quando os vejo muito bem digo: “Olha, este é perfeito para…” Para isto ou para aquilo, e portanto uso-o.
— (tradução do autor)
GV
Maio de 2013
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 42,4 | cm | suporte |
Largura | 35,5 | cm | suporte |
Tipo | assinatura |
Texto | Nakian |
Posição | frente, q.i.d. |
Tipo | título |
Texto | Hecuba Series |
Posição | verso, margem inferior |
Tipo | data |
Texto | 1960-62 |
Posição | verso, margem inferior |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
Tipo | Carimbo |
Texto | Egan Gallery New York City |
Posição | frente, canto inferior direito |