• 1960
  • Papel
  • Tinta-da-china e Aguada
  • Inv. DE127

Reuben Nakian

Hecuba Series

Este desenho de execução fluída e rápida, em que as afinidades entre a obra de Reuben Nakian e o Expressionismo Abstrato norte-americano são evidentes, faz parte da série Hecuba. O título da série remete para uma tragédia do mesmo nome de Eurípides. Hécuba era, de acordo com a Ilíada, rainha de Troia, mulher do rei Príamo. A tragédia de Eurípides relata como Hécuba, após a queda da Troia, vinga a morte dos seus filhos cegando Polimestor e matando os filhos deste. É um tema que Nakian também trabalhava nestes anos (1960–1962) numa escultura homónima, da qual existem reproduções em bronze no Cincinnati Art Museum e no Stamford Center for the Arts.

 

Os desenhos foram doados ao CAM aquando da aquisição das esculturas Satyricon I (1981) e Voyage to Crete [Viagem a Creta] (1982). Se a relação destes desenhos com as esculturas parece ténue, devido à distância temporal que os separa, a verdade é que Nakian reutilizava, nos últimos anos da sua atividade artística, muitos desenhos antigos, que acumulara durante mais que duas décadas de uma prática intensiva. O artista comentou este processo de reutilização numa entrevista feita por Avis Berman em 1981, cuja transcrição é disponibilizada on-line pelo Smithsonian Institute.

 

Quando quero fazer alguma coisa, revejo todos os meus desenhos antigos dos últimos vinte-cinco anos. É que todos estes desenhos foram feitos como ideias, não como desenhos simplesmente. … São conceitos, motivos … Portanto [quando faço algo] vou ver o que fazer a partir dos meus desenhos antigos. Não tenho que me sentar e pensar, ou fazer uma composição nova; já tenho um desenho…

… Portanto valeu a pena, todos estes desenhos antigos. Costumava sentar-me à noite quando me aborrecia e não sabia o que fazer—sentava-me, fazia um desenho e guardava-o. … Porque fazer uma composição não é fácil. Mesmo se tiveres uma ideia tens que redesenhá-la para fazer uma composição. Eu não preciso de fazê-lo, porque as composições [dos desenhos antigos] são todas sólidas… Portanto quando quero algo, simplesmente revejo-os. Há desenhos dos quais não pensava grande coisa, mas vejo-os agora e digo: “Espera! É isto!” Alguns desenhos têm um sabor que dantes não reconhecia. Vejo alguns que ficavam de lado, e quando os vejo muito bem digo: “Olha, este é perfeito para…” Para isto ou para aquilo, e portanto uso-o.

— (tradução do autor)

 

GV

Maio de 2013

TipoValorUnidadesParte
Largura35,6cmsuporte
Altura42,4cmsuporte
Tipo assinatura
TextoNakian
Posiçãofrente, margem inferior
Tipo título
TextoHecuba Series
Posiçãoverso, margem inferior
Tipo data
Texto1960-62
Posiçãoverso, margem inferior
TipoA definir
DataA definir
TipoCarimbo
TextoEgan Gallery New York City
Posiçãofrente, canto inferior direito
Atualização em 23 janeiro 2015

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