No verão de 1972, quando se encontrava na Madeira, Lourdes Castro irá captar as sombras das cerca de 100 espécies botânicas que rodeavam a sua casa, com o objectivo de «mostrar a riqueza inesgotável das árvores, ervas, frutos e flores da Madeira.» (1) Esse seu grande gosto pelas plantas e flores, ficaria expresso em outros trabalhos posteriores, nomeadamente Montanha de Flores (1988-2001), ou Sombras à volta de um centro (1980-1987).
O Grande Herbário de Sombras, que dá nome ao conjunto a que esta fototipia pertence, é prova de um trabalho meticuloso, no qual a artista associa a cada espécie representada, a respetiva etiquetagem, constando o nome científico, nome vulgar, habitat. Tal como o modelo, estas sombras inundadas de luz devem a sua existência ao sol, surgindo por meio da impressão direta do motivo em papel heliográfico.
* Lourdes Castro, 1973, publicado em Lourdes Castro: “Além da Sombra”, Lisboa, CAM-FCG, p. 55.
Catarina Crua
Junho 2013