- 1912
- Óleo sobre tela
- Inv. 77P2
Amadeo de Souza-Cardoso
Gemälde G / Quadro G
Esta pintura, gémea de outra muito semelhante, vive de um jogo de formas circulares e elípticas ora opacas ora transparentes que se intersectam. Neste caso, Amadeo de Souza-Cardoso parece menos investido nos contrastes cromáticos, explorando uma paleta uniforme em tonalidades de verde e azul, com algumas aberturas mais claras. A pincelada solta, associada à atmosfera verde, transporta-nos para paisagens deste período que se aproximam da abstração. Além desta sugestão mais vegetal, dada pelo verde, surge outra hipótese algo aquática, insinuada pela transparência das formas circulares, possíveis bolhas de água ou de sabão em ascensão, sobretudo o círculo aberto no canto superior direito. Em última análise, outras obras de 1911, como Lévriers/Os Galgos ou The Leap of the Rabbit [O Salto do Coelho), oscilam precisamente entre o terrestre (dos cães, da montanha ou da vegetação) e o aquático (dos coelhos que parecem peixes devido às guelras e aos saltos). Gemälde G [Quadro G] foi uma das três pinturas de Amadeo selecionadas para o Erster Deutscher Herbstsalon [Primeiro Salão de Outono Alemão], organizado por Herwarth Walden e patente de 20 de setembro a 1 de dezembro de 1913, na galeria Der Sturm em Berlim. Daí o seu título, que se manteve em alemão. Curiosamente, a palavra Gemälde reforça a escolha da letra G, que se pode vislumbrar subtilmente entre as formas circulares. É muito provável que Robert Delaunay tenha contribuído para a participação de Amadeo nesta mostra, dadas as boas ligações do pintor francês com Kandinsky e a sua exposição individual anteriormente realizada na galeria Der Sturm. Contrariamente ao Armory Show, onde Amadeo vendeu sete das oito obras exibidas, a exposição na Alemanha, em 1913, não se traduziu num sucesso comercial, nem numa apreciação positiva, tendo sido enquadrada por uma receção tendencialmente negativa ao salão. Descobriu-se recentemente que o pintor já tinha participado na III. Juryfreien Kunstschau [III Mostra de Arte sem Júri], outra exposição coletiva na capital alemã, de 26 de novembro a 31 de dezembro de 1912 na Kunsthaus Lepke.[1] Enquanto K. M. Burg, a propósito do Erster Deutscher Herbstsalon, condenava ao fracasso e à inutilidade as obras do futurista Carlo Carrà e Der Athlet de Amadeo de Souza-Cardoso[2] — quadro entretanto desaparecido mas preservado por uma fotomontagem e pela reprodução no catálogo —, J. von Bülow elogiou as paisagens de Amadeo na Juryfreien Kunstschau, valorizando a sua dimensão decorativa e o uso da cor, que o distanciava agradavelmente da monotonia cinza do cubismo.[3] Com estes novos dados, a afirmação de Frederick James Gregg de que Amadeo era apreciado em Berlim e Moscovo[4], bem como a persistência de Helena de Freitas em aprofundar as afinidades entre Amadeo e a cultura germânica ganham especial sentido[5].
Marta Soares
[1] III. Juryfreie Kunstschau Berlin 1912, Berlin: Kunsthaus Lepke, 1912, p. 6.
[2] K. M. Burg, “Kunst. Der Erste Deutsche Herbstsalon”, Das Kleine Journal, 29 de setembro de 1913.
[3] J. von Bülow: “Paris auf der Juryfreien Kunstschau in Berlin”, Kunstchronik, nº 18, 31 de janeiro de 1913, p. 253. Agradeço a Günter Berghaus e a Irene Auerbach a gentil partilha desta crítica.
[4] Frederick James Gregg, “Letting in the Light”, Haper’s Weekly, 15 de fevereiro de 1913, citado por Catarina Alfaro, “Fotobiografia”, in Helena de Freitas (coord.), Amadeo de Souza-Cardoso. Catálogo Raisonné: Fotobiografia, Lisboa: CAMJAP Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007, p. 186.
[5] Ver Helena de Freitas, “Amadeo de Souza-Cardoso”, in José-Augusto França (ed.), Congresso de Arte Portuguesa Contemporânea, Funchal: Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, 1988, pp. 104-107.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 29,5 | cm | |
Altura | 51 | cm |
Tipo | outras |
Texto | "Paris" |
Posição | Ao centro, por cima da travessa de manutenção. |
Tipo | assinado |
Texto | ''A DES. CARDOSO'' |
Posição | Canto inferior esquerdo |
Tipo | Aquisição |
Data | 1977 |
amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, SNI, 1959 |
Catálogo |
Artistas portugueses na V Bienal de S. Paulo |
São Paulo, Museu de Arte Moderna, 1959 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983 |
Catálogo |
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno : Fundación Calouste Gulbenkian |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo |
Roteiro do Centro de Arte Moderna |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985 |
Roteiro |
Il Portogallo a Milano |
Milano, Electa, 1985 |
Catálogo |
Arte Contemporáneo Portugués |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987 |
Catálogo de exposição |
1912 Break up of tradition |
Winnipeg, Winnipeg Art Gallery, 1987 |
Catálogo |
Amadeo |
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988 |
Catálogo |
Amadeo de Souza Cardoso |
Madrid, Fundación Juan March, 1998 |
Catálogo |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza Cardoso |
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999 |
Catálogo |
Mondrian. Amadeo: da paisagem à abstracção |
Porto, Asa, 2001 |
Catálogo |
Sinteses=Arte+António Cardoso |
[s.l.], Gémeo, 2004 |
Monografia |
Erster Deutscher Herbstsalon |
Berlim, Galerie Der Sturm, 1913 |
Catálogo |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da colecção |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 |
Roteiro |
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12 |
Lisboa, Alfa, 1988 |
Monografia |
História da Arte Portuguesa: Do Barroco à Contemporaneidade. Vol. III |
Lisboa, Círculo de Leitores, 1995 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
Tipo | Outras |
Texto | "Quadro G" etiqueta correspondente à V Bienal do Museu de Arte Moderna de S. Paulo. Transcrição: V BIENAL DE 4 MUSEU DE ARTE MODE Cx 1 G (1) C.A.M |
Posição | Travessa superior |
Notas | Etiqueta de papel correspondente `V Bienal do Museu de Arte Moderna de S. Paulo. Impresso a encarnado. Apresenta-se rasgada nos cantos.[ [Marca:Etiquetas]] |
Arte Contemporáneo Portugués |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: CAM/FCG |
Fevereiro de 1987 a Março de 1987 Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo |
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha. A exposição apresentou obras da Colecção do Centro de Arte Moderna e de colecções particulares. |
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno, Fundación Calouste Gulbenkian |
4 a 23 de Junho de 1984 Centro Cultural Caja de Ahorros de Vigo |
Exibiu 6 obras de Amadeo. |
Amadeo de Souza - Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Paulo Ferreira |
Julho a Dezembro de 1983 Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição que integrou a Inauguração do Centro de Arte Moderna. |
Erster Deutscher Herbstsalon |
20 de Setembro a Novembro de 1913 Galerie Der Sturm |
Exposição organizada pela galeria Der Sturm, dirigida por Herwarth Walden. |
Il Portugallo a Milano |
7 de Março a 21 de Abril de 1985 Palazzo Reale |
Exibiu 20 obras de Amadeo. |
Artistas Portugueses na V Bienal de S. Paulo |
Setembro a Dezembro 1959 Museu de Arte Moderna de São Paulo |
Nesta bienal foi dedicada uma sala exclusivamente a Amadeo (Sala Amadeo de Souza - Cardoso). |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
Maio de 1959 Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz |
Junho de 1959 Museu Nacional Soares dos Reis |
Exibiu 172 obras de Amadeo, não estando todas identificadas. |
1912 Break up of Tradition |
7 de Agosto a 4 de Outubro de 1987 Winnipeg Art Gallery |
Exibiu 2 obras de Amadeo. |
Amadeo |
11 de Junho a 3 de Julho de 1988 Palazzo Lazzarini |
Exibiu 27 obras de Amadeo. |
Amadeo de Souza Cardoso |
16 de Janeiro a 1 de Março de 1998 Fundación Juan March |
Exposição co-organizada pelo Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian. Exibiu 54 obras de Amadeo. |
Mondrian. Amadeo: da paisagem à abstracção |
28 de Junho a 30 de Setembro de 2001 Museu de Arte Contemporânea de Serralves |
Exibiu 32 obras de Amadeo. |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição realizada no âmbito do centenário do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso. |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Obras de Amadeo que fazem parte da colecção do CAM, presentes na exposição permanente. |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Integra 193 obras de Amadeo e 77 obras de artistas internacionais. |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |
Apresentou 66 obras de Amadeo. |