- 1961
- Tela
- Colagem, Óleo e Madeira
- Inv. PE168
Peter Phillips
For Men Only – Starring MM and BB
For Men Only – Starring MM and BB (Só Para Homens – Com MM e BB) é um dos primeiros trabalhos de Peter Phillips, realizado quando ainda era estudante no Royal College of Art. Esta obra demonstra a familiaridade de Phillips com as artes gráficas e com o design técnico, assim como com o poder conceptual da colagem. Num painel de madeirade proporções monumentais, descobrem-se ícones dos média e emblemas culturais, díspares e fortemente contraditórios. De certo modo, num paralelo com a obra de Peter Blake, Phillips incorpora habilmente numa única moldura as representações fotográficas de estereótipos das “sex symbols” da época, estrelas de cinema como Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, instantâneos de performances de uma stripper famosa e símbolos tradicionais. A imagem da lebre é tirada de um jogo vitoriano com as palavras “she’s a doll” (ela é uma boneca), seguidas pelo nome da stripper.
O título da obra reforça o sentido estereotipado imputado a símbolos que serão representados, e introduz o elemento da ironia no que diz respeito aos novos códigos da sexualidade que estavam a ser formulados na época. Múltiplas imagens, cuja representação parte do original, diferindo tanto em termos de conteúdo como no ponto de vista, parecem oscilar entre a crítica e o humorístico. Phillips oferece-nos uma imagem híbrida que não exclui a tradição. Antes pelo contrário, sendo um símbolo do passado académico do artista, desenha a imagem das duas estrelas famosas dentro de uma moldura esquemática, reminiscente de ícones religiosos, enquanto a elaborada composição, no seu todo, partilha uma estrutura comum com xilogravuras pré-renascentistas. Phillips tinha um grande respeito pela tradição histórica da arte ocidental e experimentou justapô-la aos desenvolvimentos contemporâneos. De certo modo, ele foi um precursor da semiótica híbrida que o discurso do pós-modernismo examinou em profundidade e promoveu.
For Men Only – Starring MM and BB é a obra que melhor ilustra a influência no trabalho de Phillips de artistas contemporâneos norte-americanos como Jasper Johns, Robert Rauschenberg ou Larry Rivers. Na percepção de Phillips, quando se predispõe a criar uma obra de pintura, ecoa a visão de Johns no que diz respeito ao acto de criação de um “duplo” da imagem por meio da estilização semiótica. Assim como Johns, Phillips também estava interessado na problemática da relação da analogia entre a representação e o original; para ele a representação não devia, necessariamente, denotar uma cópia, mas antes um substituto do original. De facto, é um jogo conceptual através do qual os métodos adoptados e as intervenções feitas produzem mudança, variação e transferência de similaridades. No fim, o conteúdo da obra pode também assumir a função de forma, enquanto a técnica pode, em última instância, acabar por ser o próprio motivo da obra*.
Margarita Kataga
Maio de 2010
* Fred Orton, «The Object After Theory», in De-, Dis-, Ex-, Excavating Modernism, editado por Alex Coles & Richard Bentley, publicado pela BACKless Books em associação com Black Dog Publishing, Londres, 1996.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 153,1 | cm | tela |
Altura | 259,6 | cm | tela |
Profundidade | 5 | cm | com moldura |
Altura | 262 | cm | com moldura |
Largura | 155,5 | cm | com moldura |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
Pop Art Portraits |
London, National Portrait Gallery, 2007 |
ISBN:978-1-85514-378-4 hardback;978-1-85514-381-4 paper |
Catálogo de exposição |
Exhibition of works of Contemporary Art belonging to the Calouste Gulbenkian Foundation |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1966 |
Catálogo de exposição |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | (na etiqueta refere que a obra está assinada no reverso, na grade) |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
British Pop |
Museo de Bellas Artes de Bilbao |
Curadoria: Marco Livingstone |
17 de Outubro de 2005 a 12 de Fevereiro de 2006 Museo de Bellas Artes de Bilbao |
Exposição comissariada por Marco Livingstone. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
Exhibition of Contemporary Art belonging to the Calouste Gulbenkian Foundation |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição realizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, Novembro de 1966, em Bagdade, Iraque. |
Pop Art Portraits |
National Portrait Gallery |
Curadoria: Paul Moorhouse |
11 de Outubro de 2007 a 20 de Janeiro de 2008 National Portrait Gallery |
23 de Fevereiro de 2008 a 8 de Junho de 2008 Staatsgalerie Stuttgart |
Exposição itinerante. |
Pop and Popular Culture |
Wolverhampton Art Gallery |
Curadoria: Wolverhampton Art Gallery |
29 de Março de 2007 a 4 de Agosto de 2007 Wolverhampton Art Gallery |
Exposição que inaugura a abertura da Wolverhampton Art Gallery. |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |