- Papel
- Ponta-seca
- Inv. GP828
Mily Possoz
“Fillette aux Manderines”
Trabalho exemplar do modo como Mily misturava influências, esta ponta-seca retoma um traçado inspirado na obra do gravador japonês Tsuguharu Foujita (1886-1968), nomeadamente na cabeça da figura. Evoca igualmente uma modernidade europeia que cita, no tampo inclinado da mesa sobre o qual frutos e objetos se dão à apreciação do espectador, as naturezas-mortas de Cézanne. A evidente capacidade mimética na representação dos objetos – algo também muito querido à pintura flamenga do século XV – é negada pela torção do corpo e das mãos e pela distorção da escala. Sublinhando esses aspetos, o gosto pela representação de interiores e pelo intimismo da cena, na casualidade do traje e do penteado, assentam estes pressupostos da modernidade numa revisitação da tradição flamenga, que Mily conheceu especialmente bem durante as suas estadas em Bruxelas.
EF
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 24,1 | cm | mancha |
Altura | 46,2 | cm | papel |
Largura | 37,9 | cm | papel |
Altura | 30,5 | cm | mancha |
Tipo | A definir |
Data | A definir |
1/150 Gravar e Multiplicar |
Almada, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, 2009 |
ISBN:9789728794583 |
Catálogo de exposição |
1/150 Gravar e Multiplicar - Gravuras da Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea |
Curadoria: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea |
31 de Janeiro de 2009 a 17 de Maio de 2009 Casa da Cerca |
exposição comissariada por Ana Vasconcelos, Emília Ferreira e António Canau (Comissário científico). |