- 1926
- Cartão
- Óleo
- Inv. 83P73
Sarah Affonso
Figuras num jardim
Obra onde intervém elementos que distanciam a pintura de Sarah Affonso da gramática naturalista generalizada na época. O local é essencialmente cénico, o jardim-miradouro S. Pedro de Alcântara, em Lisboa. Encontramos abstracções formais e de composição que acompanham as tendências do modernismo europeu, a que Sarah Affonso esteve exposta nos anos 20 em Paris. O vocabulário desta obra incide sobre uma simplificação do traço e uma descrição imprecisa das figuras, dirigindo a atenção do espectador para a postura e actividade em que as mesmas se apresentam. A organização temporal é interrompida pelo menino na trotineta que atravessa fugazmente a vista, introduzindo uma ideia de velocidade, que por sua vez indica, possivelmente, uma expectativa da modernidade que se adivinha.
SP
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 30 | cm | suporte |
Largura | 27,5 | cm | suporte |
Profundidade | 4 | cm | moldura |
Altura | 60,3 | cm | moldura |
Largura | 50 | cm | moldura |
Tipo | assinatura |
Texto | Sarah Affonso |
Posição | frente, canto superior direito |
Tipo | data |
Texto | XXVI |
Posição | frente, canto superior direito |
Tipo | Aquisição |
Data | Julho de 1983 |
Equilíbrio e indisciplina: pintura portuguesa dos anos 1930-40, 47 obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Lisboa, Portugal, Diário de Notícias, Junho/Julho 2006 |
ISBN:972-9335-93-1 |
Catálogo de exposição |
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009 |
ISBN:978-972-8848-59-0 |
Catálogo de exposição |
Tipo | Carimbo |
Texto | Colecção Jorge de Brito |
Posição | Na parte superior da tela e na grade |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Equilíbrio e Indisciplina, Pintura Portuguesa dos Anos 1930-40 |
Galeria Diário de Notícias |
Curadoria: João Pinharanda |
23 de Maio de 2006 a 13 de Julho de 2006 Galeria Diário de Notícias |
O objectivo da exposição foi mostrar uma zona da produção artística portuguesa que geralmente não é exposta ou o foi há muitos anos, bem como mostrar que não havia homogeneidade na criação plástica desse período. |
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar |
Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
2009-05-14 a 2009-07-14 Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci |
A exposição contou com a coordenação geral de Nazan Ölçer do Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci e de João Castel-Branco Pereira do Museu Calouste Gulbenkian. |