- 1942
- Tela
- Óleo
- Inv. 83P506
Francis Smith
Figuras de mulher à soleira
De Francis Smith, escreveu Manuela de Azevedo no catálogo da exposição consagrada ao pintor pela Galeria Dinastia, em Lisboa (1973), que ele se manteria fiel aos tempos fecundos da juventude, “à impressividade esbatida, à ausência de contornos de desenho”. Nesta composição de 1942 (Figuras de mulher à soleira ou Femmes sur le seuil), em que “a solidez e a rusticidade de Les seins aux fleurs rouges, de Gauguin, se encobrem sob os trajes das mulheres das nossas romarias”, Smith substitui a carnação taitiana das figuras de Paul Gauguin (1848-1903) por esplendorosas blusas brancas em que dançam manchas de luz – as mesmas que animam as paredes. Branco é ainda o tecido que enobrece o banco de madeira com a oferenda de três maçãs vermelhas. Estas desempenham o mesmo papel que as flores no quadro de Gauguin, embora com uma diferença marcante: apenas evocam, através do erotismo que lhes está simbolicamente associado, aquilo que Gauguin pintou sem rodeios, os seios. Do vermelho alaranjado das maçãs ao vermelho da saia da rapariga de lenço doirado, e desta aos tons de castanho e de rosa das saias e das blusas das restantes figuras femininas, Smith explora com infinita delicadeza os vários estados do devir da feminidade.
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 100 | cm | suporte |
Largura | 81 | cm | suporte |
Largura | 104,5 | cm | moldura |
Altura | 123 | cm | moldura |
Profundidade | 8 | cm | moldura |
Tipo | assinatura |
Texto | Francis Smith |
Posição | frente, canto inferior direito |
Tipo | Aquisição |
Data | Julho de 1983 |
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009 |
ISBN:978-972-8848-59-0 |
Catálogo de exposição |
Lisboa: Memórias de outra cidade/ Lizbon: Bir Baska Sehirden Hatiralar |
Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
2009-05-14 a 2009-07-14 Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci |
A exposição contou com a coordenação geral de Nazan Ölçer do Museu Sakip Sabanci da Universidade de Sabanci e de João Castel-Branco Pereira do Museu Calouste Gulbenkian. |