- 1915
- Tela
- Óleo e Têmpera
- Inv. PE113
Robert Delaunay
Femme Nue Lisant
Femme Nue Lisant (Mulher Nua a Ler) pertence a um conjunto de trabalhos feito por Robert Delaunay sobre este tema durante a sua estadia na Península Ibérica, entre 1914 e 1921. É, nas palavras do próprio artista, a aplicação à figura humana das suas descobertas artísticas anteriores: «transparente, irisado, quase um arco-íris, mas vigoroso e firme na sua construção realista. Anti-descritivo, este nu reflecte todo o prisma [cromático] do país, para além da sua coloração de carne loura.»* Durante a sua estadia em Madrid, no primeiro semestre de 1915, Robert ter-se-á interessado particularmente pela utilização que Rubens fez da cor, destacando, entre as várias pinturas da colecção do Prado, a tela Diana e Calisto (1638-40), da qual tinha uma reprodução, e que mais directamente influiu no tratamento deste nu. Inspirada na amazona, sentada em primeiro plano à direita, na pintura de Rubens, a exuberante figura feminina, apenas calçada com meias de ligas e sapatos pretos, curvada sobre o livro, alheada do cigarro que arde no cinzeiro e do espelho sobre a mesa, propõe uma imagem ousada da nudez e, simultaneamente, uma revisão do tratamento iconográfico do tema da leitura.
Nesta tela, Robert Delaunay não se limita a retomar um modo figurativo como cita uma pintura antiga e um tema clássico, características que, a par de experimentações técnicas partilhadas com a sua mulher, Sonia Delaunay, constituem um quase completo enunciado do desenvolvimento da sua obra durante os anos da Primeira Guerra Mundial. Estas mudanças devem-se à situação de isolamento que então vive relativamente ao grupo Der Sturm, com quem colaborara activamente no período anterior à guerra, e relativamente ao qual procurará criar alternativas a partir da Península Ibérica. Concebe, deste modo, um novo eixo de produção e programação artística, que designa “norte-sul” e que procura dinamizar através do projecto das Expositions Mouvantes no qual envolve os seus “amigos portugueses”** – Eduardo Viana, Almada Negreiros, José Pacheco e Amadeo. No entanto, estas suas iniciativas acabam por não ter grande concretização. Para além da reviravolta temática proposta, a modernidade de Femme Nue Lisant reside, sobretudo, no arrojado tratamento cromático da imagem, que põe em campo a linguagem pictórica do simultaneísmo órfico, desenvolvida por Robert Delaunay a partir das pesquisas de Chevreul.***
O «sensualismo háptico»**** e provocatório da imagem, pode também ser relacionado com o seu carácter performativo, resultante da forte iluminação do motivo central da tela, desta forma “posto em cena”, teatralizado. Não haverá outra pintura que, como esta, misture uma tão voluptuosa expressão da herança de Rubens com os discos órficos característicos da pintura dos Delaunay, e motivos do folclore do Minho português que tanto os seduziu em Portugal, visíveis no lenço de lavradeira que cobre a mesa.
Ana Vasconcelos
Maio de 2010
* Robert Delaunay, «Notes historiques sur la peinture. Représentation et métier», in Du cubisme à l’art abstrait, Paris, SEVPEN, 1957, p. 126.
** Ver Paulo Fereira, Correspondance de quatre artistes portugais avec Robert et Sonia Delaunay, Paris, P.U.F., 1972.
*** A lei do contraste simultâneo das cores foi enunciada por Eugène Chevreul na obra De la loi du contraste simultané des couleurs et de l’assortiment des objects coloriés, em 1893.
**** Pascal Rousseau, «El arte nuevo nos sonríe. Robert et Sonia Delaunay en Iberia (1914-1921)», in Robert y Sonia Delaunay, Barcelona, Museu Picasso, 2000, p. 47.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 198 | cm | suporte |
Largura | 188,5 | cm | suporte |
Altura | 199,5 | cm | moldura |
Largura | 190 | cm | moldura |
Profundidade | 3 | cm | moldura |
Tipo | assinatura |
Texto | ROBERT DELAUNAY |
Posição | no verso, sobre a grade |
Tipo | Aquisição |
Data | Novembro 1978 |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, CAM-FCG, Tata St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Hommage à Robert et Sonia Delaunay |
Musée d'Art Moderne de la Villle de Paris |
24 Abril a 7 Julho 1985 Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris |
Mostra di Robert e Sonia Delaunay |
Galleria Civica D'Arte Moderna, Turim |
Março a Abril 1960 |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
Delaunay |
Réunion des Musées Nationaux |
Musée National d'Art Moderne, Paris |
Robert Delaunay |
Staatliche Kunsthalle Baden-Baden, Alemanha |
25 Setembro a 14 Novembro 1976 |
Celebración del Arte. Médio siglo de la Fundación Juan March |
Fundación Juan March |
7 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006 Fundación Juan March, Madrid |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |