• 1994
  • Papel
  • Técnica-mista
  • Inv. 96DP1639

Julião Sarmento

Febre (16)

Maquete para gravura em metal.

Edição Staatsgalerie Modern Kunst, München.

 

O desenho Febre aparenta-se à série de trabalhos conhecida como «pinturas brancas», que Julião Sarmento desenvolveu ao longo dos anos 90. Como noutros trabalhos dessa série, o traço permanece inacabado. Não descreve formas; sugere situações com extraordinária economia de meios. As linhas organizam-se como afloramentos na superfície branca do papel, parcelas mínimas de informação visual, fragmentos de uma cena que a memória do artista apontou. Os corpos, mais adivinhados do que observados, não têm substância concreta. O espaço é indefinido, sem coordenadas ou objectos que o qualifiquem. O enquadramento apenas torna perceptível o pormenor de um movimento aparente de duas figuras: um protagonista sem fisionomia que descobrimos em primeiro plano, graças ao gesto das mãos que se unem pela ponta dos dedos. Essa figura – identificada também pela linha curva que assinala vagamente o perfil de um ombro – parece separada, numa atitude ambígua que pode sugerir uma ponderação distanciada ou um afastamento meditativo. À direita, uma segunda figura: as linhas de um rosto parcialmente escondido, de que vemos apenas os olhos semicerrados. Esta última figura (feminina?) parece beijar ou tocar o ombro da primeira (um homem?). O resto da acção permanece escondida do olhar do espectador, mas a sugestão que o inacabamento da imagem igualmente aviva é a de uma tensão afectiva ou de um desencontro, uma divergência ou uma distanciação, como se as relações humanas acabassem naufragadas na branca espessura da solidão.

 

AFC

Novembro de 2011

 

 

TipoValorUnidadesParte
Altura70cmsuporte
Largura50cmsuporte
Tipodata
Texto1994/95
Posiçãoverso
Tipoassinatura
TextoJulião Sarmento
Posiçãoverso
TipoAquisição
DataAbril de 1996
Desenhos do corpo
Lisboa, CAMJAP/FCG, 1995

Catálogo de exposição

 

Linhas de Sombra
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna, 1999
ISBN: 972-635-115-4

Catálogo de exposição

 

Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Corunha, Fundación Pedro Barrié de la Maza, 1998

Catálogo de exposição

 

Graphik Portfolio Zugunsten der Pinakothek der Moderne
Munique, Stiftung Pinakothek der Moderne / Galerie Bernd Klüser / Sabine Knust, 1997
Catálogo de exposição
Desenhos do Corpo
Fundação Calouste Gulbenkian
Organização e selecção das obras: Alice Costa Guerra, Paulo Henriques e Rui Sanches.
10 de Outubro de 1995 a 28 de Janeiro de 1996
Galeria do Piso 1 do Museu do CAMJAP
22 de Julho a 24 de Setembro de 1995
Caldas da Rainha, Museu de José Malhoa

Colectiva com obras de Amadeo, Bernardo Marques, Mário Eloy, Gaëtan, Julião Sarmento, Pedro Sousa Vieira e Rui Chafes.

 

Linhas de Sombra
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: João Miguel Fernandes e Maria Helena de Freitas e programada por Jorge Molder e Rui Sanches.
29 de Janeiro a 18 de Abril de 1999
Lisboa
Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Fundación Pedro Barrié de la Maza
Curadoria: Jorge Molder
4 de Junho a 1 5de Setembro de 1998
Fundación Pedro Barrié de la Maza, Corunha
Atualização em 20 agosto 2021

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.