- 1994
- Papel
- Técnica-mista
- Inv. 96DP1639
Julião Sarmento
Febre (16)
Maquete para gravura em metal.
Edição Staatsgalerie Modern Kunst, München.
O desenho Febre aparenta-se à série de trabalhos conhecida como «pinturas brancas», que Julião Sarmento desenvolveu ao longo dos anos 90. Como noutros trabalhos dessa série, o traço permanece inacabado. Não descreve formas; sugere situações com extraordinária economia de meios. As linhas organizam-se como afloramentos na superfície branca do papel, parcelas mínimas de informação visual, fragmentos de uma cena que a memória do artista apontou. Os corpos, mais adivinhados do que observados, não têm substância concreta. O espaço é indefinido, sem coordenadas ou objectos que o qualifiquem. O enquadramento apenas torna perceptível o pormenor de um movimento aparente de duas figuras: um protagonista sem fisionomia que descobrimos em primeiro plano, graças ao gesto das mãos que se unem pela ponta dos dedos. Essa figura – identificada também pela linha curva que assinala vagamente o perfil de um ombro – parece separada, numa atitude ambígua que pode sugerir uma ponderação distanciada ou um afastamento meditativo. À direita, uma segunda figura: as linhas de um rosto parcialmente escondido, de que vemos apenas os olhos semicerrados. Esta última figura (feminina?) parece beijar ou tocar o ombro da primeira (um homem?). O resto da acção permanece escondida do olhar do espectador, mas a sugestão que o inacabamento da imagem igualmente aviva é a de uma tensão afectiva ou de um desencontro, uma divergência ou uma distanciação, como se as relações humanas acabassem naufragadas na branca espessura da solidão.
AFC
Novembro de 2011
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 70 | cm | suporte |
Largura | 50 | cm | suporte |
Tipo | data |
Texto | 1994/95 |
Posição | verso |
Tipo | assinatura |
Texto | Julião Sarmento |
Posição | verso |
Tipo | Aquisição |
Data | Abril de 1996 |
Desenhos do corpo |
Lisboa, CAMJAP/FCG, 1995 |
Catálogo de exposição
|
Linhas de Sombra |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna, 1999 |
ISBN: 972-635-115-4 |
Catálogo de exposição
|
Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Corunha, Fundación Pedro Barrié de la Maza, 1998 |
Catálogo de exposição
|
Graphik Portfolio Zugunsten der Pinakothek der Moderne |
Munique, Stiftung Pinakothek der Moderne / Galerie Bernd Klüser / Sabine Knust, 1997 |
Catálogo de exposição |
Desenhos do Corpo |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Organização e selecção das obras: Alice Costa Guerra, Paulo Henriques e Rui Sanches. |
10 de Outubro de 1995 a 28 de Janeiro de 1996 Galeria do Piso 1 do Museu do CAMJAP |
22 de Julho a 24 de Setembro de 1995 Caldas da Rainha, Museu de José Malhoa |
Colectiva com obras de Amadeo, Bernardo Marques, Mário Eloy, Gaëtan, Julião Sarmento, Pedro Sousa Vieira e Rui Chafes.
|
Linhas de Sombra |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: João Miguel Fernandes e Maria Helena de Freitas e programada por Jorge Molder e Rui Sanches. |
29 de Janeiro a 18 de Abril de 1999 Lisboa |
Arte Portugués desde 1960 en la Colección del Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Fundación Pedro Barrié de la Maza |
Curadoria: Jorge Molder |
4 de Junho a 1 5de Setembro de 1998 Fundación Pedro Barrié de la Maza, Corunha |