- 2004
- Aço
- Açoinoxidável
- Inv. 05EE52
Antony Gormley
Domain – Brendan Toole (XXXXVIIII)
Esta figura faz parte do projeto Domain Field, o culminar da série Domain, constituída por figuras feitas com pequenas barras de aço soldadas no interior de moldes tirados do corpo, técnica que Gormley vinha explorando desde 1999. Domain Field é composto por 287 figuras feitas a partir dos corpos de 287 habitantes de todas as idades de Gateshead, no nordeste da Inglaterra. Nesta cidade foi apresentado pela primeira vez no Centro de Arte Contemporânea Baltic, que encomendou o projeto. Em 2004 foi parcialmente exposto na exposição que a Fundação Calouste Gulbenkian dedicou a Antony Gormley sob o título Mass and Empathy [Massa e Empatia]. Nesta montagem, as obras saíam para fora da sala de exposição, vagueando pelo edifício da Fundação e infiltrando-se no jardim. Convidavam o espetador a confrontar-se, através das esculturas, com o espaço envolvente, a presença de outros, e o lugar do seu próprio corpo.*
As figuras de Domain são «corpos-limite», figuras ainda reconhecíveis como humanas mas a um passo da dissolução; corpos virados do avesso, labirínticos, transparentes e luminosos, que oscilam entre o orgânico (quase num sentido vegetal) e a dura materialidade do aço. Na transparência, na leveza e volatilidade da forma, é como se o escultor procurasse definir a figura de um corpo na sua presença mínima. Há, como notou M.F. Molder, «uma espécie de geologia das continuidades do corpo, uma mineralização dos seus gestos.»** De facto, o título da série, Domain, pode indicar que está em causa uma delimitação do lugar do corpo, da sua esfera de ação. Domain Field será então um campo de esferas individuais de ação. Percebe-se assim que ao nome próprio no título, que identifica o modelo desta obra particular, não corresponde qualquer intenção de retrato. A obra é antes a dissolução do nome e da identidade, além da qual persiste, no entanto, a singularidade do corpo, por frágil e delicado que pareça. É como se fosse o grau zero da singularidade individual.
* Veja-se o catálogo da exposição Mass and Empathy, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. Para conhecer a obra de Antony Gormley, aconselha-se também uma visita ao site do artista (www.antonygormley.com), que inclui um inventário exaustivo das suas obras, séries e projetos.
** Maria Filomena Molder, «Privilégio e naturalidade», in Mass and Empathy, op. cit., p. 16.
GV
Novembro de 2012
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Profundidade | 36 | cm | |
Altura | 188 | cm | |
Largura | 66 | cm | |
Altura | 4,76 | cm | aço inox |
Largura | 4,76 | cm | aço inox |
Tipo | Aquisição |
Data | Fevereiro de 2005 |
Mass and Empathy, Antony Gormley |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 |
ISBN:972-635-151-0 |
Catálogo de exposição |
Mass and Empathy, Antony Gormley |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Jorge Molder (1947-) |
20 de Fevereiro de 2004 a 16 de Maio de 2004 Lisboa |
Exposição programada por Jorge Molder e projectada por Antony Gormley. |