• 1963
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. PE202

Allen Jones

“Dance with the Head and the Legs…”

Em inícios da década de 60, Lawrence Alloway, crítico de arte londrino e curador do ICA (Institute of Contemporary Art), chamou a atenção para a importância do papel do observador e a sua participação directa na obra de arte, preocupação evidente nos trabalhos dos artistas da época, tanto abstraccionistas como figurativos. A preferência de Allen Jones era pelo espectáculo e pelo glamour, e a sua temática centrava-se no estereótipo da figura feminina em anúncios publicitários, revistas coloridas e tiras de banda desenhada.

 

Em Dance with the Head and the Legs… (Dança com a Cabeça e as Pernas…), o observador é fortemente aliciado pelo erotismo da representação. A composição é extremamente rica, com uma figura masculina turva, pintada de pernas para o ar e executada de forma plana, e uma figura feminina, pintada com contornos esféricos, envolvidas numa vibrante aura colorida. São formas, ou melhor, figuras híbridas em movimento, carregadas de erotismo mas também portadoras de significado social: o acto do coito é uma referência à relação entre homem e mulher na sociedade contemporânea. O uso frenético da cor e de superfícies hiper-reais acentua o estranho da situação. Os planos pintados são desconstruídos, para se refazerem na mente do observador de acordo com a sua própria fantasia e imaginação.

 

Jones é um pioneiro que representa de forma cândida o seu interesse pelo mundo dos sentidos e o equilíbrio entre o sexo masculino e o feminino, interesse que surgiu provavelmente do estudo das teorias de Nietzsche, Jung e Freud.

 

Dance with the Head and the Legs… manifesta claramente que o corpo feminino foi, ao longo da História, objecto de intenso escrutínio e uso de convenções sociais. Jones comenta a sua relação com o corpo masculino, aludindo à realidade da emancipação feminina e ao clima geral de libertação das normas do passado, que prevalecia no ambiente social progressista da Swinging London dos anos 60. Jones desenvolve mais tarde a iconografia do erótico durante a sua estadia em Nova Iorque no período entre 1964 e 1965. De imediato se familiarizou com o ambiente de carregada sexualidade do imaginário fetichista produzido em massa pelas indústrias da publicidade e do entretenimento da cidade. Expressou a sua sensibilidade Pop através da criação de um vocabulário de símbolos pictóricos de extremo erotismo, de um estilo linear preciso, que confirma a sua visão romantizada e irónica das novas sociedades de consumo.

 

No final dos anos 60, Allen Jones cria importantes litografias a cores em offset, com a mesma temática sensual e, no ano de 1969, começa a criar esculturas de vidro encenando encontros sexuais entre homens e mulheres. O talento único de Jones no design gráfico testemunha-se pelas suas serigrafias e litografias. A sua carreira multidisciplinar estendeu-se à cenografia para teatro, cinema e televisão.

 

 

Margarita Kataga

Maio de 2010

 

TipoValorUnidadesParte
Altura185,5cmcom moldura
Profundidade4cmcom moldura
Largura152cmtela
Altura183cmtela
Largura154,5cmcom moldura
TipoAquisição
DataSetembro de 1970
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate
Lisboa/ St. Ives, 2009
ISBN:978-1-85437-826-2
Catálogo de exposição
A Ilha do Tesouro / Treasure Island
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997
Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias.
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches.
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Curadoria: Fleurette P. Karadontis
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa.
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian

Galeria de exposições temporárias, FCG
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG.
The New Generation: 1964
Whitechapel Art Gallery
Curadoria: Whitechapel Art Gallery
Março de 1964 a Maio de 1964
Whitechapel Art Gallery, Londres
Exposição com obras de 12 artistas ingleses.
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
CAM/FCG
Curadoria: Jürgen Bock
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto
Centro de Arte Moderna
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista.
Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009.
Atualização em 23 janeiro 2015

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