- 1972
- Papel
- Tinta-da-china
- Inv. 04DP2004
Ana Hatherly
“da desigualdade constante dos dias de Leonor”
Na vida de Ana Hatherly tudo parece ligar-se: as histórias de infância, a educação religiosa, a música, ou a carreira académica. Ana Hatherly é uma especialista da literatura do período barroco e a fé barroca acreditava que todas as coisas tinham sido tocadas pela mão de Deus, criador do mundo, compreendendo, por isso, uma ligação íntima invisível, um nexus rerum que conecta tudo com tudo numa cosmologia perfeita.
A sua formação em letras, bem como o trabalho como docente universitária, possibilitou-lhe o estudo apurado da língua de Camões. Ao trabalhar este poeta renascentista, clássico mas já com algumas tendências maneiristas, descobriu a capacidade da língua em se deixar absorver pelo som, pela textura, pela imagem.
Ora, partindo do célebre vilancete camoniano «Descalça vai para a fonte / Leonor pela verdura / Vai formosa e não segura», Ana Hatherly compõe um conjunto de trinta e uma variações a que chamou Leonorana. A variação, sendo uma forma musical que se serve da repetição da melodia com pequenas alterações, celebra o ritmo naquilo que ele tem de mágico, embalador. O seu profundo conhecimento da música barroca, do canto lírico, permitiu-lhe levar para a página branca da escrita ou para a folha do desenho o universo do som e do silêncio. No encadeamento poético das palavras, do compasso, da tonalidade, Ana Hatherly procede, então, à transformação do poema em música.
Do mesmo modo, a obra da desigualdade constante dos dias de Leonor é uma composição ruidosa cheia de vagas que se entrelaçam numa energia rodopiante que transborda para lá dos limites de um suposto retângulo de imagem. As palavras dão lugar ao arabesco obrigando a uma releitura do espaço do poema-imagem.
JB
Setembro de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 10,5 | cm | suporte |
Largura | 14,85 | cm | suporte |
Tipo | data |
Texto | Set 72 |
Posição | verso, ao centro |
Tipo | título |
Texto | da desigualdade constante dos dias de Leonor |
Posição | verso, ao centro |
Tipo | Doação |
Data | 18-11-2004 |
Ana Hatherly: dessins, collages et papiers peints |
Paris, 2005 |
ISBN:972-635-170-7 |
Catálogo de exposição |
Ana Hatherly: dessins, collages et papiers peints |
Centre Culturel Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Ana Vasconcelos e Melo |
6 de Outubro de 2005 a 15 de Dezembro de 2005 Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris |
Exposição de trabalhos de pequeno formato de Ana Hatherly, comissariada por Ana Vasconcelos. |
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |
Caligrafias : Uma Realidade Inquieta |
Fundação Portuguesa das Comunicações |
Curadoria: Maria João Fernandes |
9 de Outubro de 2008 a 15 de Janeiro de 2009 Lisboa, Fundação Portuguesa das Comunicações |
A exposição inaugurou dia 9 de Outubro de 2008, integrando as várias acções preparadas por ocasião das comemorações do Dia Mundial dos Correios. |