- 1913
- Madeira
- Óleo
- Inv. 86P36
Amadeo de Souza-Cardoso
Cosinha da Casa de Manhufe
Cosinha da Casa de Manhufe (1913) surgiu no ano em que Amadeo pintou inúmeras paisagens e vistas da sua propriedade familiar em Manhufe, na Casa de Manhufe e Casa do Ribeiro. No entanto, constituiu para ele um desafio inédito, e raramente repetido, ao escolher um interior, o domínio privilegiado dos cubistas. Embora a tela só fosse exposta meio século mais tarde, esta nova tipologia obriga Amadeo a repensar as suas estratégias plásticas em relação ao espaço, marcando um ponto de viragem na sua obra, não só pelo abandono das florestas exóticas e orientalistas que inventa então com sucesso em Paris pelos lugares familiares e temas mundanos em Portugal, como pela sua recusa da representação mimética, na produtiva descoberta da desconstrução espacial enquanto processo criativo.
A cozinha de Manhufe é um dos locais canonizados nas leituras biográficas de Amadeo, como o centro emocional e familiar da casa-natal,* tornado pitoresco pela pesada arcaria, o vetusto mobiliário de madeira e os panelões de ferro. Mas para Amadeo, o espaço aqui importa enquanto interior, como laboratório no qual as experiências geométricas são encenadas. Tornou, por isso, opacas as janelas, com densas pinceladas, impedindo qualquer fuga do olhar, conferindo imediatez à tela, e concentrando-a no modo como as formas vivas estruturam este interior, começando pela moldura das janelas, dissecada como um motivo quase abstrato.
O espaço é livremente interpretado por Amadeo, numa visão plástica que diverge das experiências do cubismo analítico. Embora perfilhe as suas lições, ao fracturar o ponto de vista do sujeito, e desconstruir o objeto em faces angulosas, estas linhas estruturantes carregadas a negro parecem tornar-se independentes, indo além de uma mera função divisória ao rasgar os espaços em várias direções inesperadas, e aproveitando a entrada de luz para criar grelhas no chão, pondo a arquitetura em movimento. A original forma de coreografia ou animação rítmica que o reticulado linear adquire então em Amadeo, utiliza a fragmentação cubista não para desfazer objetos em planos divergentes, mas como ferramenta criativa, criticando a ideia estática do objeto e do sujeito face a ele, nesta reconstrução do motivo realista a partir dos elementos dinâmicos e de um desígnio plástico que, como no título desse mesmo ano, se podia designar a “natureza viva dos objetos”.
Afonso Ramos
Julho de 2013
* Um exemplo apenas podia ser o romance biográfico de Mário Cláudio, “Dos vários modelos de reconciliação, a frequência da cozinha de uma casa será por certo o mais antigo e o mais conseguido. Reconhecerá isto Amadeo quando pinta "Cozinha da casa de Manhufe", nesse calor de evocados convívios, solilóquios a que o lume crepitante faz companhia” (Amadeo, 1984, p. 64).
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 49,6 | cm | |
Altura | 29,2 | cm |
Tipo | legenda |
Texto | ''Cosinha da Casa de Manhufe Amadeo de Souza Cardoso Fecit'' |
Posição | quadrante superior esquerdo |
Tipo | assinado |
Texto | ''A de Souza Cardoso/1913'' |
Posição | quadrante inferior esquerdo |
Tipo | Aquisição |
Data | 1986 |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Lisboa, Artis, 1960 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Inquérito, 1972 |
Monografia |
Cubism in the shadow of war: the avant-garde and politics in Paris |
New Haven, London, Yale University Press, 1998 |
Monografia |
amadeo de souza-cardoso |
Paris, Casa de Portugal, 1958 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, SNI, 1959 |
Catálogo |
Artistas portugueses na V Bienal de S. Paulo |
São Paulo, Museu de Arte Moderna, 1959 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983 |
Catálogo |
Amadeo |
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Bruxelles, Europália, 1991 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Porto, Fundação de Serralves, 1992 |
Catálogo |
Pequeno Roteiro da Colecção de Arte do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1996 |
Catálogo |
Modernismo in Portogallo, 1910-1940 : arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
Firenze, Leo S. Olschki, 1997 |
Catálogo |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Sul, 1956 |
Monografia |
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961 |
Lisboa, Bertrand, 1985 |
Monografia |
Sinteses=Arte+António Cardoso |
[s.l.], Gémeo, 2004 |
Monografia |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12 |
Lisboa, Alfa, 1988 |
Monografia |
História da Arte Portuguesa: Do Barroco à Contemporaneidade. Vol. III |
Lisboa, Círculo de Leitores, 1995 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia: Catálogo raisonné. Vol. I |
Lisboa, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
Weltliteratur: Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, O Mundo! |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas, 2008 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
23 de Janeiro a 18 de Março de 1958 Casa de Portugal |
19 de Maio a 31 de Maio de 1956 Galeria Dominguez Alvarez |
Amadeo de Souza-Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Paulo Ferreira |
Julho a Dezembro de 1983 Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
27 de Setembro a 8 de Dezembro de 1991 Museu de Arte Moderna |
5 de Março a 19 de Abril de 1992 Fundação de Serralves |
Evento integrado na Europália 91. |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
20 de Janeiro a 17 de Março de 2000 The Arts Club of Chicago |
11 de Setembro a 28 de Novembro de 1999 The Corcoran Gallery of Art |
Artistas Portugueses na V Bienal de S. Paulo |
Setembro a Dezembro 1959 Museu de Arte Moderna de São Paulo |
Nesta bienal foi dedicada uma sala exclusivamente a Amadeo (Sala Amadeo de Souza - Cardoso). |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
Maio de 1959 Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz |
Junho de 1959 Museu Nacional Soares dos Reis |
Amadeo |
11 de Junho a 3 de Julho de 1988 Palazzo Lazzarini |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |
Weltliteratur: Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, O Mundo! |
30 de Setembro de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Fundação Calouste Gulbenkian |