• 1916
  • Óleo sobre tela
  • Inv. 77P18

Amadeo de Souza-Cardoso

Canção popular – a Russa e o Figaro

Amadeo trabalhou referências às tradições e à arte popular portuguesa ao longo de praticamente todo o seu percurso. No período da 1ª Grande Guerra, que corresponde ao regresso forçado de Amadeo a Portugal, é já sensível o seu distanciamento em relação às tendências abstractizantes que tinham dominado a produção parisiense imediatamente anterior. Apesar do título que Amadeo deu às suas duas exposições individuais de 1916 – “Abstraccionismo” –, a primeira no Porto e a segunda em Lisboa, o que produz nestes anos são telas repletas de signos legíveis.

Canção popular  –  a Russa e o Figaro (1916) é um dos trabalhos que evidencia esta tendência. Amadeo propõe aqui uma composição fragmentada, de cores fortes, onde a representação é trabalhada de modo não-ilusionista. Os elementos figurativos que flutuam na tela – as loiças e barros coloridos, as janelas e as casas, a boneca – não têm uma vocação descritiva nem se esgotam numa referência única. Pelo contrário, estes signos expandem o seu potencial de significação em termos que tornam a interpretação instável, mais rica porque capaz de somar novas possibilidades de leitura. As loiças e barros coloridos, por exemplo, não fazem apenas referência aos objectos artesanais que denotam, mas podem também ser lidos como conotando o fascínio de Sonia Delaunay pelos mercados e a arte popular portuguesa. Esta hipótese é reforçada pela boneca representada no centro da composição dado que, para além da pequena mona de lenço e avental que o pintor possuía e que pintou também noutras telas (como Canção Popular e o Pássaro do Brasil, 1916; col. Museu de Amarante), se desdobram possíveis sentidos a atribuir-lhe. Ou seja, a boneca pode ser lida como representando “a Russa”, neste caso a própria Sonia Delaunay que era, como se sabe, natural da Ucrânia.

O encontro encenado em Canção popular  –  a Russa e o Figaro, entre signos da cultura popular regional e referências internacionais cultivadas como é, neste caso, a menção ao jornal francês Le Figaro (o jornal-janela que era leitura diária na casa dos Delaunay de Vila do Conde[1]) reenvia para a necessidade de superar lógicas dicotómicas entre estes dois mundos afinal interdependentes.

 

Joana Cunha Leal

Julho de 2013


[1] Cf.  Ferreira, P., Correspondance de quatre artistes portugais: Almada-Negreiros, José Pacheco, Souza-Cardoso, Eduardo Vianna avec Robert et Sonia Delaunay, Paris: FCG / CCP / PUF: 1972, p. 45.

TipoValorUnidadesParte
Largura60cm
Altura80cm
Tipoassinado
Texto«amadeo / de souza / c ardoso»
Posiçãocanto inferior esquerdo 
TipoDoação
Data11-11-1977
Exposição de Pintura (Abstraccionismo): amadeo de souza- cardoso
Porto, [s.n.], 1916
Catálogo
Exposição de Pintura: amadeo souza-cardoso
Lisboa, [s.n.], 1916
Catálogo
amadeo de souza-cardoso
Paris, Casa de Portugal, 1958
Catálogo
amadeo de souza-cardoso
Lisboa, SNI, 1959
Catálogo
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno : Fundación Calouste Gulbenkian
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984
Catálogo
Roteiro do Centro de Arte Moderna
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985
Roteiro
Il Portogallo a Milano
Milano, Electa, 1985
Catálogo
Arte Contemporáneo Portugués
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987
Catálogo de exposição
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918
Bruxelles, Europália, 1991
Catálogo
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918
Porto, Fundação de Serralves, 1992
Catálogo
Oito décadas de pintura portuguesa: colecção da Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1993
Catálogo
O que há de português na arte moderna portuguesa
Lisboa, Instituto da Comunicação Social, 1998
Catálogo
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
Catálogo
Antevisão do Centro de Arte Moderna
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981
Catálogo
Un Art sans frontières: L'internacionalisation des Arts en Europe, 1900-1950
Paris, Sorbonne, 1994
Monografia
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12
Lisboa, Alfa, 1988
Monografia
História da Arte Portuguesa: Do Barroco à Contemporaneidade. Vol. III
Lisboa, Círculo de Leitores, 1995
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre
Venda Nova, Bertrand, 1986
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006
Catálogo
Robert y Sonia Delaunay
Barcelona : Carroggio, Institut de Cultura : Museu Picasso, 2000
Monografia
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007
Catálogo
Antevisão do Centro de Arte Moderna
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
Julho de 1981 a Setembro de 1981
Arte Contemporáneo Portugués
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: CAM/FCG
Fevereiro de 1987 a Março de 1987
Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha.
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno, Fundación Calouste Gulbenkian
4 a 23 de Junho de 1984
Centro Cultural Caja de Ahorros de Vigo
amadeo de souza-cardoso
Paulo Ferreira
23 de Janeiro a 18 de Março de 1958
Casa de Portugal
19 de Maio a 31 de Maio de 1956
Galeria Dominguez Alvarez
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918
27 de Setembro a 8 de Dezembro de 1991
Museu de Arte Moderna
5 de Março a 19 de Abril de 1992
Fundação de Serralves
Evento integrado na Europália 91. 
Il Portugallo a Milano
7 de Março a 21 de Abril de 1985
Palazzo Reale
amadeo de souza-cardoso
Paulo Ferreira
Maio de 1959
Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz
Junho de 1959
Museu Nacional Soares dos Reis
Exposição de Pintura: amadeo de souza-cardoso
4 de Dezembro a 12 de Dezembro de 1916
Liga Naval de Lisboa, Palácio do Calhariz
Exposição de Pintura (Abstracionismo): amadeo de souza- cardoso
1 de Novembro a 12 de Novembro de 1916
Salão de Festas do Jardim de Passos Manoel
Oito décadas de pintura portuguesa: colecção da Fundação Calouste Gulbenkian
2 a 25 de Junho de 1993
Guiness Hop Store
Julho de 1993
Museu de Arte da Bahia
O que há de português na arte moderna portuguesa
Junho a Setembro de 1998
Instituto da Comunicação Social, Palácio Foz
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987
Fundação Calouste Gulbenkian
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008
Ernst Barlach Haus
Atualização em 04 abril 2024

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