- 1916
- Óleo sobre tela
- Inv. 77P18
Amadeo de Souza-Cardoso
Canção popular – a Russa e o Figaro
Amadeo trabalhou referências às tradições e à arte popular portuguesa ao longo de praticamente todo o seu percurso. No período da 1ª Grande Guerra, que corresponde ao regresso forçado de Amadeo a Portugal, é já sensível o seu distanciamento em relação às tendências abstractizantes que tinham dominado a produção parisiense imediatamente anterior. Apesar do título que Amadeo deu às suas duas exposições individuais de 1916 – “Abstraccionismo” –, a primeira no Porto e a segunda em Lisboa, o que produz nestes anos são telas repletas de signos legíveis.
Canção popular – a Russa e o Figaro (1916) é um dos trabalhos que evidencia esta tendência. Amadeo propõe aqui uma composição fragmentada, de cores fortes, onde a representação é trabalhada de modo não-ilusionista. Os elementos figurativos que flutuam na tela – as loiças e barros coloridos, as janelas e as casas, a boneca – não têm uma vocação descritiva nem se esgotam numa referência única. Pelo contrário, estes signos expandem o seu potencial de significação em termos que tornam a interpretação instável, mais rica porque capaz de somar novas possibilidades de leitura. As loiças e barros coloridos, por exemplo, não fazem apenas referência aos objectos artesanais que denotam, mas podem também ser lidos como conotando o fascínio de Sonia Delaunay pelos mercados e a arte popular portuguesa. Esta hipótese é reforçada pela boneca representada no centro da composição dado que, para além da pequena mona de lenço e avental que o pintor possuía e que pintou também noutras telas (como Canção Popular e o Pássaro do Brasil, 1916; col. Museu de Amarante), se desdobram possíveis sentidos a atribuir-lhe. Ou seja, a boneca pode ser lida como representando “a Russa”, neste caso a própria Sonia Delaunay que era, como se sabe, natural da Ucrânia.
O encontro encenado em Canção popular – a Russa e o Figaro, entre signos da cultura popular regional e referências internacionais cultivadas como é, neste caso, a menção ao jornal francês Le Figaro (o jornal-janela que era leitura diária na casa dos Delaunay de Vila do Conde[1]) reenvia para a necessidade de superar lógicas dicotómicas entre estes dois mundos afinal interdependentes.
Joana Cunha Leal
Julho de 2013
[1] Cf. Ferreira, P., Correspondance de quatre artistes portugais: Almada-Negreiros, José Pacheco, Souza-Cardoso, Eduardo Vianna avec Robert et Sonia Delaunay, Paris: FCG / CCP / PUF: 1972, p. 45.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 60 | cm | |
Altura | 80 | cm |
Tipo | assinado |
Texto | «amadeo / de souza / c ardoso» |
Posição | canto inferior esquerdo |
Tipo | Doação |
Data | 11-11-1977 |
Exposição de Pintura (Abstraccionismo): amadeo de souza- cardoso |
Porto, [s.n.], 1916 |
Catálogo |
Exposição de Pintura: amadeo souza-cardoso |
Lisboa, [s.n.], 1916 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Paris, Casa de Portugal, 1958 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, SNI, 1959 |
Catálogo |
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno : Fundación Calouste Gulbenkian |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo |
Roteiro do Centro de Arte Moderna |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985 |
Roteiro |
Il Portogallo a Milano |
Milano, Electa, 1985 |
Catálogo |
Arte Contemporáneo Portugués |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987 |
Catálogo de exposição |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Bruxelles, Europália, 1991 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Porto, Fundação de Serralves, 1992 |
Catálogo |
Oito décadas de pintura portuguesa: colecção da Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1993 |
Catálogo |
O que há de português na arte moderna portuguesa |
Lisboa, Instituto da Comunicação Social, 1998 |
Catálogo |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Antevisão do Centro de Arte Moderna |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1981 |
Catálogo |
Un Art sans frontières: L'internacionalisation des Arts en Europe, 1900-1950 |
Paris, Sorbonne, 1994 |
Monografia |
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12 |
Lisboa, Alfa, 1988 |
Monografia |
História da Arte Portuguesa: Do Barroco à Contemporaneidade. Vol. III |
Lisboa, Círculo de Leitores, 1995 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Robert y Sonia Delaunay |
Barcelona : Carroggio, Institut de Cultura : Museu Picasso, 2000 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
Antevisão do Centro de Arte Moderna |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Julho de 1981 a Setembro de 1981 |
Arte Contemporáneo Portugués |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: CAM/FCG |
Fevereiro de 1987 a Março de 1987 Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo |
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha. |
20 pintores portugueses del Centro de Arte Moderno, Fundación Calouste Gulbenkian |
4 a 23 de Junho de 1984 Centro Cultural Caja de Ahorros de Vigo |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
23 de Janeiro a 18 de Março de 1958 Casa de Portugal |
19 de Maio a 31 de Maio de 1956 Galeria Dominguez Alvarez |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
27 de Setembro a 8 de Dezembro de 1991 Museu de Arte Moderna |
5 de Março a 19 de Abril de 1992 Fundação de Serralves |
Evento integrado na Europália 91. |
Il Portugallo a Milano |
7 de Março a 21 de Abril de 1985 Palazzo Reale |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
Maio de 1959 Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz |
Junho de 1959 Museu Nacional Soares dos Reis |
Exposição de Pintura: amadeo de souza-cardoso |
4 de Dezembro a 12 de Dezembro de 1916 Liga Naval de Lisboa, Palácio do Calhariz |
Exposição de Pintura (Abstracionismo): amadeo de souza- cardoso |
1 de Novembro a 12 de Novembro de 1916 Salão de Festas do Jardim de Passos Manoel |
Oito décadas de pintura portuguesa: colecção da Fundação Calouste Gulbenkian |
2 a 25 de Junho de 1993 Guiness Hop Store |
Julho de 1993 Museu de Arte da Bahia |
O que há de português na arte moderna portuguesa |
Junho a Setembro de 1998 Instituto da Comunicação Social, Palácio Foz |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |