• 1963
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. 67P289

Júlio Pomar

Campinos

A pesquisa em torno do movimento que Pomar associa, num primeiro momento, ao seu ciclo das Tauromaquias (balizado sensivelmente entre 1960 e 1966) comporta duas fases distintas, segundo Alexandre Pomar: “Neste primeiro período mais produtivo de uma carreira que se fará sempre através de sucessivas mutações e fases, as Tauromaquias surgem, com a diversidade dos seus vários tópicos temáticos, como uma série mais emblemática, até às corridas de cavalos já pintadas em Paris, para onde Pomar se muda em 1963. Nelas se polarizou a leitura de uma problemática do movimento, diferenciado nas duas séries, onde a arquitectura tensional das forças em combate, primeiro, e depois a velocidade contínua coincidem no jogo pictural enquanto arabesco sincopado e surgir diferido da forma que constrói o seu próprio espaço.”*

 

Se comparado com a obra intitulada Entrada de Touros, realizada no mesmo ano e também pertencente à colecção do CAM, observamos como Pomar caminha para um tipo distinto de síntese, seja ao nível da redução da paleta cromática, seja ao nível da contenção e concisão da expressão do movimento. Num espaço abstracto em tons de ocre, as figuras dos campinos sobre os cavalos em movimento na condução do gado são representadas em pinceladas negras, animadas por amarelos e brancos. Não existe uma descrição realista da forma, mas antes a captação de corpos em movimento, tal como cinematograficamente percepcionados pelo efeito da aceleração: desfocados, arrastados. Posicionando-os frontal e centralmente na composição — ainda que subtilmente descentrados para a direita —, o autor representa o movimento avançando na direcção da própria superfície do quadro e do espectador. Os corpos do campino e do cavalo tornam-se um único corpo, na tensão de um galope que dita, inclusivamente, a inclinação do par situado mais à direita da composição.

 

Efectivamente, como afirma Alexandre Pomar, são as formas em movimento que constroem o espaço do quadro, fundo ocre abstracto dotado de profundidade pelo movimento nela inscrito e que a sua aparente neutralidade faz ressaltar.

 

 

* Alexandre Pomar, “Júlio Pomar” in Júlio Pomar. Catálogo ‘Raisonné’ I. Pinturas, Ferros e ‘Assemblages’. 1942-1968, Paris, La Différence, 2001-2004, p. 21.

 

 

 

Luísa Cardoso 

Fevereiro 2015

TipoValorUnidadesParte
Altura96cmsuporte
Largura129cmsuporte
Altura98cmmoldura
Largura131cmmoldura
Profundidade2,5cmmoldura
Tipo assinatura
TextoPomar
Posiçãofrente, c.i.d.
Tipo data
Texto63
Posiçãofrente, c.i.d.
TipoAquisição
DataSetembro 1967
Júlio Pomar: um artista português
São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008
Catálogo de exposição
Júlio Pomar: um artista português
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Curadoria: Hellmut Wohl
5 de Abril de 2008 a 18 de Maio de 2008
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Comissário da exposição Hellmut Wohl.
Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009.
I Feira Nacional do Toiro
Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas
Curadoria: Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas
14 de Fevereiro de 2003 a 16 de Fevereiro de 2003
Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, Santarém
Exposição organizada no âmbito da I Feira Nacional do Toiro que pretendeu colocar em evidência todas as actividades que de algum modo de relacionem com o toiro, sendo a arte uma delas.
4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso: Júlio Pomar
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Curadoria: Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
13 de Setembro de 2003 a 2 de Novembro de 2003
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Exposição realizada no âmbito da atribuição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso ao Mestre Júlio Pomar.
Atualização em 23 janeiro 2015

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