An Involved Story prossegue o conceito da imagem visual como lugar para a construção de uma ficção narrativa, suspensa ou incompleta, conceito que pode ser apontado como uma das características fundadoras do trabalho de Julião Sarmento. O tráfico de signos ou de elementos iconográficos elididos, parcialmente ocultos ou inacabados, concorre para subtrair as figuras de contextos de significação transparentes ou claros, apesar do paradoxo da luminosidade que no ciclo de «pinturas brancas», em particular – a que se associa a presente obra –, se evidencia como qualidade constante.
O branco predomina, pois, como espaço e luz, sem centro, sem horizonte, branco irisado por velaturas e texturado por grãos e poeiras que atribuem à imagem uma consistência matérica, uma espessura própria que se contrapõe à ideia anterior de imaterialidade ou evanescência sugerida pela ausência de cor. Nesta obra, o corpo da mulher encontra-se suspenso numa extensão flutuante atravessada na zona inferior por lineamentos inacabados. Ela não tem cabeça nem pés. Da sua identidade apenas ficou o vestígio: um vestido preto salpicado, cingido, que acentua as formas ondulantes do torso, das ancas e das coxas. Os punhos cerrados, os braços estirados ao longo do corpo, a frontalidade, contribuem para insinuar uma tensão agressiva (mas impotente?) na imagem da mulher, gesto ou instante fugaz que permaneceu gravado na memória do artista.
AFC
Novembro de 2011