Manuscritos do poema O Menino d’Olhos de Gigante, projecto de livro incompletamente realizado e datado de 1921, par de A Invenção do Dia Claro, publicada no mesmo ano. DP249, «A Noite Rimada», corresponde à I Parte do poema, e DP248 corresponde à II Parte do poema. Almada publicou uma parte do poema (referente ao manuscrito DP249) no terceiro número da revista Contemporânea, em Julho de 1922. Ambos os manuscritos provêm presumivelmente da Colecção de Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso, a Lalá do «Club das Cinco Cores», grupo formado também por Almada, Tareca (Maria Madalena Morais da Silva Amado), Zeca (Maria José Burnay Soares Cardoso), e Tatão (Maria da Conceição de Mello Breyner).
O «Club das Cinco Cores» surge em 1918, no âmbito da realização do bailado O Jardim da Pierrette, momento decisivo na génese da poética da ingenuidade almadiana, aqui, essencialmente ligada à infância, à imaginação e à espontaneidade, enquanto elementos essenciais de criação, e que seria amplamente desenvolvida em Paris, entre 1919 e 1920. É neste contexto que se inserem outras obras do CAM: DP167, DP168, DP176, DP183, DP184, DP243, DP244, DP245, DP246, DP247 e DP250.
SA-F
Maio de 2010