- 1963
- Tela
- Óleo
- Inv. PE202
Allen Jones
“Dance with the Head and the Legs…”
Em inícios da década de 60, Lawrence Alloway, crítico de arte londrino e curador do ICA (Institute of Contemporary Art), chamou a atenção para a importância do papel do observador e a sua participação directa na obra de arte, preocupação evidente nos trabalhos dos artistas da época, tanto abstraccionistas como figurativos. A preferência de Allen Jones era pelo espectáculo e pelo glamour, e a sua temática centrava-se no estereótipo da figura feminina em anúncios publicitários, revistas coloridas e tiras de banda desenhada.
Em Dance with the Head and the Legs… (Dança com a Cabeça e as Pernas…), o observador é fortemente aliciado pelo erotismo da representação. A composição é extremamente rica, com uma figura masculina turva, pintada de pernas para o ar e executada de forma plana, e uma figura feminina, pintada com contornos esféricos, envolvidas numa vibrante aura colorida. São formas, ou melhor, figuras híbridas em movimento, carregadas de erotismo mas também portadoras de significado social: o acto do coito é uma referência à relação entre homem e mulher na sociedade contemporânea. O uso frenético da cor e de superfícies hiper-reais acentua o estranho da situação. Os planos pintados são desconstruídos, para se refazerem na mente do observador de acordo com a sua própria fantasia e imaginação.
Jones é um pioneiro que representa de forma cândida o seu interesse pelo mundo dos sentidos e o equilíbrio entre o sexo masculino e o feminino, interesse que surgiu provavelmente do estudo das teorias de Nietzsche, Jung e Freud.
Dance with the Head and the Legs… manifesta claramente que o corpo feminino foi, ao longo da História, objecto de intenso escrutínio e uso de convenções sociais. Jones comenta a sua relação com o corpo masculino, aludindo à realidade da emancipação feminina e ao clima geral de libertação das normas do passado, que prevalecia no ambiente social progressista da Swinging London dos anos 60. Jones desenvolve mais tarde a iconografia do erótico durante a sua estadia em Nova Iorque no período entre 1964 e 1965. De imediato se familiarizou com o ambiente de carregada sexualidade do imaginário fetichista produzido em massa pelas indústrias da publicidade e do entretenimento da cidade. Expressou a sua sensibilidade Pop através da criação de um vocabulário de símbolos pictóricos de extremo erotismo, de um estilo linear preciso, que confirma a sua visão romantizada e irónica das novas sociedades de consumo.
No final dos anos 60, Allen Jones cria importantes litografias a cores em offset, com a mesma temática sensual e, no ano de 1969, começa a criar esculturas de vidro encenando encontros sexuais entre homens e mulheres. O talento único de Jones no design gráfico testemunha-se pelas suas serigrafias e litografias. A sua carreira multidisciplinar estendeu-se à cenografia para teatro, cinema e televisão.
Margarita Kataga
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 185,5 | cm | com moldura |
Profundidade | 4 | cm | com moldura |
Largura | 152 | cm | tela |
Altura | 183 | cm | tela |
Largura | 154,5 | cm | com moldura |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
The New Generation: 1964 |
Whitechapel Art Gallery |
Curadoria: Whitechapel Art Gallery |
Março de 1964 a Maio de 1964 Whitechapel Art Gallery, Londres |
Exposição com obras de 12 artistas ingleses. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |