Henry Moore é um dos artistas em destaque na Catalunha
Inaugurada em outubro, Arte en piedra [Arte em pedra], que conta com uma escultura da Coleção do CAM, pode ser visitada na Fundació Catalunya la Pedrera, em Barcelona, até dia 2 de fevereiro de 2025. Com curadoria da anterior diretora dos Museus Gulbenkian, Penelope Curtis, a exposição celebra a estrutura em pedra do edifício Casa Milà, conhecido como La Pedrera.
A exposição divide-se em dois momentos, o primeiro no interior da casa desenhada por Antoní Gaudi, que reúne oito escultores incontornáveis do final do século XIX e começo do século XX: Hans Arp, Louise Bourgeois, Eduardo Chillida, Naum Gabo, Barbara Hepworth, Henry Moore, Isamu Noguchi e Jorge Oteiza. A segunda parte é dedicada a uma geração mais nova de escultures, como Cristina Iglesias ou Anish Kapoor.
No primeiro momento da exposição, no núcleo designado «En busca de formas» encontra-se a obra Animal Carving, da Coleção do CAM, e que pertence ao conceituado artista inglês Henry Moore (1898-1986). Esta escultura em mármore rosa, realizada em 1974, surge ao lado de duas obras de Barbara Hepworth e explora as semelhanças entre o trabalho destes dois artistas contemporâneos e a forma como trabalharam.
A exposição é acompanhada de um catálogo que reúne ensaios sobre cada um dos escultores e conta ainda com a reprodução das obras expostas, incluindo não só obras escultóricas, mas também os desenhos e as gravuras que completam a exposição.
Imagem principal: Henry Moore, Animal Carving, 1974. CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, inv. 82EE17