Autora do livro «Irrequieta, Madalena Perdigão» vence Prémio Nacional de Ilustração 2023
Catarina Sobral, autora do livro para crianças dedicado a Madalena Perdigão, da série «Heroínas das Artes», venceu o maior prémio de ilustração do país.
O livro Fantasmas, Bananas e Avestruzes, que aborda o tema das leis e se enquadra na coleção literária para crianças Missão: Democracia, valeu à autora portuguesa o Prémio Nacional de Ilustração 2023, atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
A coleção, dedicada aos 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, reúne autores portugueses de várias gerações, abordando questões que se relacionam com os 50 anos da História recente do país, sobre eleições, leis, ditadura, cidadania, a Constituição ou a União Europeia.
Catarina Sobral (Coimbra, 1985) é autora e ilustradora do livro para crianças Irrequieta, Madalena Perdigão (2024), coeditado pelo CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian e pela Tinta-da-china. Segundo a TimeOut, o primeiro livro da série Heroínas das Artes «retrata Madalena Perdigão no que é essencial – na sua capacidade de baralhar e voltar a dar, de contestar as regras e de experimentar tudo e mais um par de botas, como acontece nas artes de vanguarda».
A autora já está a trabalhar no próximo número desta coleção, que será dedicado à artista e poeta Ana Hatherly, com forte representação na Coleção do CAM, com dezenas de desenhos, colagens, um objeto, um filme, de diferentes períodos da sua produção artística.