Regresso à natureza
O novo Jardim Gulbenkian, por Vladimir Djurovic
É urgente reconsiderar a nossa relação com a natureza. Respeitar, restabelecer e regenerar sistemas naturais equilibrados é, presentemente, mais relevante do que nunca. É necessário também trazer a natureza de volta para as nossas cidades, desafiando os atuais modelos urbanos antropocêntricos.
O alargamento do Jardim Gulbenkian propõe não só um prolongamento harmoniosa da excecional paisagem concebida por Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto, continuando a estratégia de estabelecimento um modelo de renaturalização dos nossos terrenos urbanos através do uso de espécies nativas. O projeto desenvolve e implementa ecologias locais características dando início a um processo que pretende transformar um típico jardim ornamental num ambiente natural autóctone.
Com Vladimir Djurovic (arquiteto paisagista), Paula Côrte-Real (arquiteta paisagista da Fundação Gulbenkian) e Luís Ribeiro (professor do Instituto Superior de Agronomia e membro do júri do concurso para o projeto Vértice Sul).
De ascendência montenegrina, Vladimir Djurovic nasceu no Líbano, em 1967, tendo realizado os seus estudos no estrangeiro. Licenciou-se em Horticultura pela Universidade de Reading, em Inglaterra, e realizou um mestrado em Arquitetura Paisagista na Escola de Design Ambiental da Universidade da Geórgia, nos EUA. Depois de vários anos a trabalhar nos EUA, regressou ao Líbano em 1995 para estabelecer o seu próprio gabinete de arquitetura paisagística. O Vladimir Djurovic Landscape Architecture empenhou-se desde logo na criação de paisagens que destacam a singularidade dos ambientes através de gestos simples que dão protagonismo à natureza. Há mais de 25 anos que trabalha em estreita colaboração com um grupo seleto de clientes e arquitetos, tendo desenvolvido um notável corpo de trabalho em todo o mundo. Mais recentemente, tem vindo a concentrar-se em projetos que abordam as urgentes questões ambientais e sociais da atualidade, realizando projetos que se associam com a natureza e preparam o caminho para as muito necessárias alterações na forma como nos relacionamos com ela. Galardoado com vários prémios internacionais, Djurovic tem sido orador em inúmeras palestras em todo o mundo.