David de Almeida
As duas obras …tornando na volta do mar …(Fernão Mendes Pinto)[1] fazem parte de um conjunto de vinte composições executadas em 2004 e expostas em 2006, sobre a Peregrinação, o extraordinário relato escrito por Fernão Mendes Pinto sobre as suas viagens pelo Oriente (1.ª edição em 1614). As duas obras Sem título de 2007 são um complemento posterior a essa série.
Na transformação do texto escrito em composição visual, na possibilidade da transcrição visual da viagem como tema, David de Almeida recorre à colagem-assemblage de diversos elementos – feltros, finíssimos vimes, hashi de madeira –, ligados ao suporte e entre si por alinhavos e nós, numa referência ao cordame da marinharia e aos instrumentos e cartas cosmográficas de navegação. As composições seguem um equilíbrio de opostos (branco/preto, Yin/Yang) de grande depuração formal, com uma invocação iconográfica recorrente das velas dos barcos, da circularidade do globo terrestre e da forma esférica do sol e da lua.
Na composição 19DP4557 é sugerida a forma de um junco chinês.
Na obra 19DP4560 a palava inscrita «WAKASA» significa juventude, em japonês.
Na composição 19DP4559, a figura masculina que empunha uma arma foi copiada pelo artista do desenho de uma posição de tiro com mosquete retirado de um manuscrito japonês realizado para um samurai em 1595, o Manual de Tiro da Escola Inatomi (Inatomi-ryū teppō densh) (coleção da New York Public Library). Este manual repertoria as trinta e duas posições de disparo com um mosquete e foi realizado no auge da procura de armas de fogo no Japão. As ilustrações conjugam os corpos seminus dos atiradores – a nudez é usada para tornar mais explícitos todos os detalhes da posição registada –, com legendas escritas explicativas que, no desenho de David de Almeida, se transformam na vegetação que rodeia a figura, sob um sol redondo, traçado com linha vermelha. Tal como no Manual, onde algumas das legendas revelam a preocupação com a falta de elegância e beleza da postura de tiro – por contraste com as posições da esgrima que era a disciplina tradicional da Escola Inatomi –, há nas composições de David de Almeida um cuidado extremo com o equilíbrio e a sugestão de leveza da composição através de formas e cores.
Por vezes, o preto e branco da maioria dos elementos é interrompido com a introdução do vermelho. Nesta composição específica acima referida, o traçado de um círculo vermelho sobre o branco significa «boa sorte», e surge como uma invocação do sol.
Finalmente, na colagem 19DP4558 surgem as folhas de dois livros sobre a história da China contada às crianças, aludindo ao cruzamento da história com a ficção na construção destas grandes narrativas de que Peregrinação faz seguramente parte.
[1] Volta do mar refere-se à técnica de navegação desenvolvida pelos navegadores portugueses durante o século XV.