Kum Kapi: Tapetes Viajantes
A exposição Kum Kapi: Tapetes Viajantes estabelece um diálogo entre dois artistas de épocas diferentes – Hagop Kapoudjian (c. 1870-1946) e Mekhitar Garabedian (n. 1977) –, cujas histórias de vida, diretamente ligadas à diáspora arménia, se associam à própria biografia de Calouste Gulbenkian.
Publicado por ocasião desta mostra, o presente caderno transporta o visitante até às origens dos tapetes Kum Kapi, produzidos por arménios no bairro de Istambul com o mesmo nome durante o século XIX. Tendo concebido e restaurado tapetes para Calouste Gulbenkian, Hagop Kapoudjian foi um dos mais famosos tapeceiros desta «escola» e autor de três dos seis tapetes expostos em diálogo com duas obras do artista contemporâneo Mekhitar Garabedian, baseadas no exercício de aprendizagem do alfabeto arménio.
A publicação reproduz os seis tapetes que integram a mostra, introduzido o leitor à história e ao trabalho dos dois artistas e fortalecendo a ligação entre tradição e contemporaneidade que as suas obras sugerem.
Ficha técnica
- Textos:
- Clara Serra, Razmik Panossian, Rita Fabiana
- Idioma:
- Português / Inglês
- Editado:
- Lisboa, 2016
- Entidade
- Museu Calouste Gulbenkian
- Páginas:
- 20 pp.
- ISBN:
- 978-989-8758-20-0