Fabulatório – Laboratório de práticas ficcionais e performativas
Gulbenkian Imagina
Por Alina Ruiz Folini e Rita Natálio, com participações de Äline Besourö, Dani d’Emilia, Laila Nuñez, Luciana Chieregati e Feña Celedón, Maura Grimaldi.
De setembro a fevereiro, o “Fabulatório”, um laboratório de práticas corporais e ficcionais dedicado à imaginação coletiva, reúne um grupo de jovens numa plataforma de pensamento-ação com os artistas Rita Natálio (PT) e Alina Ruiz Folini (AR) e outres artistas convidades.
Para a edição de 2023 estão confirmadas as participações de Äline Besourö, Dani d’Emilia, Laila Nuñez, Luciana Chieregati, Feña Celedón e Maura Grimaldi.
Em cada sessão são propostos desafios de experimentação (performativa, sensorial, visual e outros) que possam despoletar processos ficcionais e especulativos.
O laboratório é um espaço plural, aberto à diversidade de pessoas, de experiências de vida, saberes e interesses, e também um território onde podem surgir colaborações inesperadas e aprendizagens imprevisíveis.
Biografias
Alina Folini
Alina Folini é artista e investigador não-binário, trabalhando entre coreografia, dança, escrita e práticas curatoriais. É mestre em Prática das Artes Performativas e Cultura (Universidade Castilla La Mancha e Museo Reína Sofia, Madrid) e participou no Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (Fórum Dança, Lisboa). Atualmente frequenta o mestrado Das Choreography 2022/24 (Universidade das Artes, Amesterdão). Apresentou o seu trabalho em vários festivais internacionais, dirigindo, desde 2014, a plataforma Arqueologías del Futuro (Buenos Aires).
Rita Natálio
Rita Natálio é artista e investigador nas áreas da performance e escrita de ficção e não-ficção. Coordena o projeto Terra Batida, uma plataforma que estuda a violência ecológica em diferentes contextos territoriais. Frequenta o doutoramento em Estudos Artísticos (UNL, Lisboa) e Antropologia (FFLCH-USP, São Paulo), estudando o Antropoceno e o seu impacto na redefinição das relações entre arte, política e ecologia. Publicou dois livros de poesia e realizou uma série de conferências-performance.
Äline Besourö
Äline Besourö é artista gráfica. As suas experiências inspiraram-na a desenvolver o seu trabalho num diálogo entre a arte, educação e design. Os seus projetos artísticos são fortemente influenciados pelas experiências dos ciclos da vida e de seres invisíveis. Curiosidade e coragem são dois conceitos que atravessam a sua criação. É mestre em Processos Artísticos Contemporâneos (PPGARTES/UERJ, Rio de Janeiro) e licenciada em História da Arte (UERJ, Rio de Janeiro).
Dani d’Emilia
Dani d’Emilia é artista, educadore e investigadore. Trabalha na interseção entre artes do corpo, pedagogias radicais e justiça eco-social-relacional, sendo movide pela prática política de cura da «Ternura Radical» e por questões transfeministas e de descolonização. Integra o coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais (Brasil, Canadá), é editore da plataforma Arts Everywhere e colabora em diversos projetos que investigam como as práticas artísticas político-afetivas podem ajudar-nos a enfrentar as complexidades da crise climática.
Maura Grimaldi
Maura Grimaldi é artista, sapatão não-binárie e investigador. O seu trabalho aborda temas relacionados com as tecnologias obsoletas a partir da experimentação com dispositivos óticos diversos, refletindo sobre a economia da atenção e as formas de subjetivação na contemporaneidade. Realizou a licenciatura e o mestrado na área das Artes Visuais (Universidade de São Paulo). Atualmente, frequenta o doutoramento em Lisboa (FCSH-UNL).
Laila Algaves Nuñez
Laila Algaves Nuñez é investigadora, escritora e gestora de projetos em comunicação e produção cultural. Interessa-se pelos estudos de futuro e pelas contribuições transfeministas para o pensamento social e ecológico. Licenciada em Cinema (PUC, Rio de Janeiro) e mestre em Estética e Estudos Artísticos (FCSH-UNL, Lisboa), foi participante do Laboratório de Imaginação em 2022. Trabalha com Rita Natálio como assistente de produção e criação. Colabora com a revista Umbigo, com a BoCA – Biennial of Contemporary Arts e com a Futurama.
Luciana Chieregati
Luciana Chieregati é coreógrafa, dramaturga e performer. Desenvolve o seu trabalho na área das artes performativas expandidas. Formada em Dança (Universidade Anhembi Morumbi, Brasil) e mestre em Prática Cénica e Cultura Visual (Universidade de Castilla-La Mancha e Museo Reína Sofia, Madrid). Nos últimos anos desenvolveu vários projetos coreográficos. Vive em Barcelona e frequenta o mestrado em Coreografia e Performance no Instituto de Teatro Aplicado de Frankfurt (Universidade Justus Liebig, Frankfurt).
Feña Celedon
Feña Celedon, conhecida também como Norma Mor (Muerte a la norma), nome de sua identidade drag, é uma artista multidisciplinar, travesti e ativista não-binária. Na área da performance, investiga os limites da performatividade de género através do transformismo e das práticas cénicas relacionadas com o drag. É formada em artes da representação teatral (Universidade Finis Terrae), com pós-graduação em pedagogia teatral e arte (Universidade das Américas, Santiago do Chile). Atualmente faz parte do curso de estudo independente Programa de Estúdios Independentes do MACBA (Barcelona).