Pintura de Júlio Pomar no Atelier-Museu Júlio Pomar
A partir de 5 de julho, o Atelier-Museu Júlio Pomar recebe a exposição Os livros de Júlio Pomar. Itinerância da leitura, escrita, pintura, com curadoria da historiadora de arte e curadora Mariana Pinto dos Santos. Esta exposição debruça-se sobre a relação do artista com a literatura, que influenciou fortemente a sua arte – além de ter pintado regularmente obras literárias, Júlio Pomar concebeu várias capas para livros durante a sua carreira artística.
A exposição integra livros, pinturas e desenhos, além de excertos de obras que se relacionam com o seu trabalho, incorporados no espaço pelo artista Horácio Frutuoso. São mostrados alguns dos livros que inspiraram Júlio Pomar, aqueles que pintou, os seus escritos e os livros de artista que editou. Além destas peças, incluem-se ainda algumas obras inéditas da autoria de Pomar.
O Centro de Arte Moderna colabora com este projeto através do empréstimo da pintura Almada I, que representa José de Almada Negreiros, artista multidisciplinar que se dedicou também às artes plásticas e à escrita. Ao longo do seu percurso, Júlio Pomar dedicou mais duas pinturas a Almada – Almada II e Almada III –, além de ter retratado muitas outras personalidades da cultura portuguesa, como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor ou Amadeo de Souza-Cardoso.
A exposição pode ser visitada até 10 de outubro e contará com um catálogo com textos de vários autores.