Pierre Soulages (1919-2022)
Pierre Soulages nasceu em 1919, em Rodez, França. Na sua cidade natal foi construído e inaugurado em 2014 um museu dedicado à sua obra, que apresenta a doação de 500 obras efetuada pelo artista e pela sua mulher.
Artista desde cedo incluído na Escola de Paris, juntamente com Maria Helena Vieira da Silva, Pierre Soulages é também considerado o pai do Informalismo francês. A investigação que realiza acerca do espaço pictórico, da multiplicação, da repetição e do gesto de formas é fortalecido durante a década de 1950, já depois de ter decidido que se dedicaria exclusivamente à pintura no pós-II Guerra Mundial, quando se muda para Paris.
Conhecido com o pintor do preto, todo o trabalho em torno desta cor relaciona-se com a luminosidade e é focada inteiramente sobre a luz, reinventando-a e estabelecendo um jogo de tensões entre o claro e o escuro. A caligrafia chinesa acabará por influenciá-lo, sobretudo no que concerne a uma abstração caligráfica.
A Coleção do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian tem no seu acervo uma pintura, de grande importância na obra do artista, Peinture 89 x 130 cm, 23 janvier 1954, adquirida em 1980, e que foi comprada para fazer parte da abertura do Centro em 1983.
Ao longo da sua carreira recebeu numerosas distinções como o prémio Grand Prix des Arts da cidade de Paris.