Open Call para residência artística do projeto “Affective Ecologies”
O projeto Affective Ecologies propõe a um grupo de artistas que desenvolva intercâmbios durante duas semanas, num formato de residência intensiva no espaço do Hangar – Centro de Investigação Artística, em Lisboa. Podem candidatar-se pessoas das áreas das Artes Visuais, residentes e nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe, com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.
O programa da residência assenta num modelo de colaboração, orientado para a ação e reflexão sobre processos criativos e artísticos, que pretende também potenciar a projeção internacional das pessoas selecionadas. Será apoiado por uma equipa de curadoria e por artistas, e incluirá um conjunto de atividades de criação e formação, tais como: trabalho de estúdio, workshops, visitas a museus, a centros de arte, a galerias e a ateliês de artistas.
O programa culminará com uma sessão pública em torno da residência artística com a apresentação das obras produzidas durante a residência e uma conversa pública no novo edifício do CAM.
No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril e da democracia portuguesa, Affective Ecologies lembra os contributos de Amílcar Cabral e a sua voz singular nas revoluções anticoloniais, afirmações culturais africanas, libertação nacional e resistência, convidando à reflexão sobre a importância da arte e da cultura para o desenvolvimento, numa abordagem sustentável e comunitária.
Candidaturas