O CAM empresta 61 obras à Fundação Júlio Resende
O Lugar do Desenho foi criado tendo em conta a vontade que o artista Júlio Resende (1917-2011) tinha de preservar e expor a sua obra em desenho. A programação da Fundação Júlio Resende, em Gondomar, tem em atenção este objetivo do artista e apresenta regularmente os seus desenhos, tanto da sua coleção como de outras instituições, como é o caso da presente exposição.
Inaugurada no final do mês passado, a exposição 61 Obras de Resende da Coleção do CAM é inteiramente dedicada ao importante acervo de Júlio Resende existente no CAM. Das 75 obras da Coleção, 61 foram escolhidas para a mostra pela forma como espelham a evolução de mais de 40 anos de trabalho de um dos grandes nomes do neorrealismo português. Datadas entre as décadas de 1940 e de 1980, as obras expostas são maioritariamente gravuras e desenhos, mas também pintura, sendo a presença da figura humana um elemento constante.
Alguns dos trabalhados desta mostra, como os retratos que Júlio Resende realizou de José Régio e de Miguel Torga, não são mostrados há décadas, sendo por isso uma oportunidade para revisitar o papel do artista na arte do século XX e o eco da sua presença na atualidade.
Imagem principal: Júlio Resende, Jogando às Damas, 1945 CAM – Centro de Arte Moderna, Inv: 83P930