Novos projetos do CAM em Movimento
Iniciada a 15 de outubro, CAM em Movimento é uma programação fora de portas que propõe levar a arte para além dos muros da Fundação Gulbenkian, estendendo-se a toda a área metropolitana da cidade de Lisboa. Lançada de forma faseada, a programação envolve projetos site-specific de artistas convidados, além de mostras com obras da Coleção.
Um dos projetos desta programação envolve a instalação de contentores marítimos em locais públicos da cidade. O primeiro contentor, localizado no Jardim Gulbenkian, apresenta agora o segundo ciclo de vídeos da Coleção do CAM, um vídeo por mês, com a apresentação de obras de Vasco Araújo, Ana Vidigal, Maria Lusitano e Gabriel Abrantes.
A 3 de fevereiro inauguram mais dois contentores, com projetos site-specific de Carlos Bunga e de Rui Toscano. Localizados, respetivamente, junto à estação fluvial do Terreiro do Paço e na praça do Centro Comercial Fonte Nova, estes contentores contam com intervenções especificamente pensadas para estes espaços.
A preparação para a inauguração já se encontra a decorrer: Carlos Bunga apresentará o projeto Home, que se desenrola em torno da casa e do nomadismo que envolve o trabalho do artista, e Rui Toscano encontra-se a preparar Music Is the Healing Force of the Universe #4, uma escultura original centrada na imagem de uma pintura de uma peça de cerâmica da Grécia Antiga.