Lançamento dos projetos-piloto «Bauhaus of the Seas Sails» em Lisboa e Oeiras
O CAM é o parceiro cultural para a implementação de três propostas inovadoras do Bauhaus of the Seas Sails em Portugal, que irão culminar em programas públicos de atividades, exposições e residências artísticas e científicas em espaços culturais.
Neste contexto, estão a ser desenvolvidos os projetos Literacia dos Oceanos, em Oeiras e Blue Makerspace e Menu Regenerativo, em Lisboa, através dos quais se ambiciona chegar a um entendimento sobre um futuro sustentável mais consciente.
Estes projetos serão apresentados nos dois municípios parceiros, através de um programa de entrada gratuita mediante inscrição, que cruza o conhecimento, o debate e a experimentação, e promove o encontro entre comunidades.
Para Lisboa, no Parque Ribeirinho Oriente, em Marvila, está programado um conjunto de atividades entre as 9:30 e as 13:00 e entre as 18:00 e as 22:00, onde se inclui a confeção e degustação de um dos pratos mais emblemáticos do património alimentar nacional: a caldeirada. O programa convida à reflexão e construção de inteligências coletivas sobre a história que o Tejo e a cidade partilham, uma história feita das suas interseções com a vida das comunidades.
Em Oeiras, o programa, que está previsto entre as 14:30 e as 19:00, desenvolve-se em torno da conservação das paisagens e ecossistemas marinhos em comunidades costeiras. Inclui uma visita guiada ao Forte de São Bruno, conversas, exposições, oficinas experimentais de cianotipia, de fotografia e de pintura, e outras curiosidades sobre as espécies que habitam o Tejo.
Consulte a programação completa.