Hrafnkell Sigurðsson vence Icelandic Art Prize 2023
O Icelandic Art Prize 2023 foi atribuído a Hrafnkell Sigurðsson (Reykjavík,1963) pelo seu trabalho Resolution, que faz parte do ciclo de exposições Billboard.
A obra Resolution foi exposta em 450 painéis publicitários e criada a partir de fotografias compostas onde se vêem pequenos planos desfocados que formam um mosaico. Cada plano é uma ampliação de imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble, que mostram as galáxias tal como eram há milhões de anos. Sigurðsson selecionou fragmentos de imagens entre as galáxias, onde nada parece visível, mas que, quando ampliadas, aparecem cores e linhas. Estas imagens em movimento foram mostradas em outdoors, paragens de autocarro e em painéis publicitários em Reykjavik, capital da Islândia. O projeto é uma colaboração entre o Museu de Arte de Reykjavik e a galeria Y.
O artista, que foi o vencedor do prestigiado Icelandic Visual Art Award, em 2007, usa a fotografia como a sua principal ferramenta de trabalho, apesar da sua obra também incluir vídeos, esculturas e instalações. A sua arte retrata o choque de contrastes entre a natureza e a cultura, a natureza áspera e a cultura refinada, a natureza humana e a cultura desumana, onde a simetria e a ordem humanas enfrentam o ambiente sublime e desordenado, com as suas criações ameaçadoras de resíduos tóxicos e não descartáveis.
Sigurðsson viveu em Londres durante mais de dez anos, onde a distância às suas raízes lhe permitiu focar-se progressivamente em projetos relacionados com a Islândia e as suas paisagens. Participou em várias exposições, tanto no seu país natal, como a nível internacional.
Hrafnkell Sigurðsson está representado na coleção do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian com a obra Conversion Two (2006), adquirida em 2007 à i8 Gallery. A obra esteve exposta na exposição Ingenuidades – Fotografia e Engenharia 1846-2006, entre fevereiro e maio de 2007, na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariada por Jorge Calado, esta exposição pretendeu ilustrar o nascimento e a evolução da engenharia, através de uma mostra de obras-primas da história da fotografia, de 1845 a 2005.