Helena Almeida em São Paulo
Entre junho e setembro de 2023, o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, acolhe a primeira exposição individual da obra de Helena Almeida (1934-2018) no Brasil. Com curadoria de Isabel Carlos, antiga diretora do CAM, a exposição apresenta uma seleção de fotografias, desenhos e vídeos, que a artista desenvolveu durante a sua carreira de cinco décadas, entre 1969 e 2018.
A Coleção do CAM conta com 16 obras da autoria da artista, quatro das quais viajam até São Paulo para serem apresentadas nesta exposição. Entre as obras cedidas encontram-se duas fotografias da série Seduzir (2002), a fotografia Tela Habitada (1976), e o vídeo Ouve-me (1979), todas autorrepresentações da artista.
A exposição inclui ainda peças de outras importantes coleções portuguesas, como a Caixa Geral de Depósitos, a Fundação de Serralves ou a Altice. A obra de Helena Almeida é marcada pelo questionamento dos limites das obras de arte e pela reflexão acerca da sua condição de mulher artista, confirmando a sua relevância histórica no campo artístico nacional e internacional.
A exposição pode ser vista até ao dia 24 de setembro de 2023.