Frank Bowling recebe prémio Wolfgang Hahn Prize
Frank Bowling nasceu no Guiana em 1934, mas mudou-se com apenas 19 anos para Londres, onde estudou no Royal College of Art com David Hockney e R. B. Kitaj. A sua carreira com mais de seis décadas desenvolveu-se entre Londres e Nova Iorque e as suas obras estão integradas em mais de 50 coleções de todo o mundo.
Ao longo do seu percurso, o artista octogenário expôs em vários museus e galerias, destacando-se a exposição Mappa Mundi, que teve lugar na Haus der Kunst, em Munique, entre 2017 e 2019 e a exposição retrospetiva na Tate Britain, em Londres, em 2019. Em outubro de 2021, o artista foi anunciado como o vencedor do prémio Wolfgang Hahn, que será entregue em novembro de 2022.
As duas obras da autoria de Frank Bowling pertencentes à Coleção do CAM encontram-se atualmente expostas na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, na exposição Coleção de Arte Britânica do CAM, onde podem ser vistas até ao final de janeiro de 2022 juntamente com outras 22 obras deste importante núcleo.
O tríptico de grandes dimensões A Mirror, Three Windows and a Door [Um Espelho, Três Janelas e uma Porta] (1962) segue uma linha de trabalho que o artista tinha começado em 1960; Beggar [Pedinte] (1963) integra uma série de pinturas com o mesmo título que executa na sequência do seu primeiro regresso à Guiana, desde a sua partida para o Reino Unido. Estas obras foram adquiridas pela Fundação Calouste Gulbenkian pouco depois da sua produção.